Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ice..Ice..Wine...

Vem de uma parcela desses parreirais acima, as uvas Cabernet Sauvignon do primeiro Icewine brasileiro, que será lançado hoje em São Paulo, às 20h pela Vinícola Pericó.
Essa montanha que fica muito (mas muito) fria no começo do outono, está localizada no município de São Joaquim, em Santa Catarina, a mais de 1300 metros acima do nível do mar. O proprietário é o empresário catarinense Wandér Weege (foto abaixo), que buscou o enólogo gaúcho Jefferson Sancineto Nunes  em seu laboratório de Flores da Cunha (o Enolab) para fazer seus vinhos. 

Atualmente o portfolio da empresa é composto de um vinho rosé, o Taipa e por quatro espumantes, dois brut (branco e rosé) e dois demi-sec (branco e rosé). Mas neste ano, além do lançamento do especialíssimo Icewine hoje, ainda está previsto o lançamento do primeiro tinto da vinícola.
 Os rótulos que aparecem aqui não são os atuais. Vou mudá-los assim que possível.

O coquetel de lançamento hoje deve ter muitas surpresas, entre elas a taça especialmente feita para o vinho pela Cristallerie Strauss (que eu já mostrei aqui no blog) e pratos criados pelo enólogo em parceria com os profissionais da Escola de Gastronomia ICIF de Flores da Cunha, para harmonizar com o vinho, entre outras coisas que contarei amanhã para vocês.
Para quem não sabe, os Icewines são vinhos muito especiais e raros.  São classificados como Vinhos Doces Naturais e só são feitos nos anos em que a temperatura cai a uns 6 graus negativos, congelando os grãos super maduros que resistiram no parreiral sem apodrecer durante o verão e começo de outono.
Os países mais conhecidos por esses vinhos são o Canadá, a Alemanha, a Áustria e a Suiça (Eiswein). São vinhos caros, de intensidade profunda e sabor único.


Nenhum comentário:

Postar um comentário