Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 3 de outubro de 2010

Uma festa de Uvas!

A mulher brasileira é linda. Não há novidade nisso.
Tenho idade suficiente para lembrar de um tempo em que, quando um homem queria dizer que uma mulher era muito bonita, dizia que ela era uma uva.
Alguém mais se lembra disso?
Aparentemente no Rio Grande do Sul eles nunca esqueceram, pois cada festa (e eles são festeiros como os baianos - como eu já disse aqui) tem as suas soberanas (Rainha, Princesas, Imperatriz) e elas são eleitas - como não poderia deixar de ser - em grandes festas, feito concurso de Miss, mas com mais roupa.
Essas moças passam o tempo que dura seus 'mandatos' promovendo a festa que representam, participando de eventos culturais, recebendo convidados e, por que não, enfeitando as festas.
A primeira vez que conheci um desses grupos foi no Concurso do Espumante em 2007. Eu as achei tão lindas e tão simpáticas que pedi para tirarem uma foto minha com elas (abaixo).
Dois anos depois fiz a foto do jovem enólogo Felipe Abarzúa com as soberanas do Concurso do Espumante 2009 (abaixo).

Resolvi dividir essa história com vocês pois existe uma coisa que muitos de nós aqui de SP tendemos a achar 'cafona', que são as festas tradicionais, feitas como se deve, com decoração, música típica, comidas e gente bonita e vestida a caráter. 
Basta a gente pensar em como não existem mais festas juninas de verdade em SP. Hoje são festas com música eletrônica, pastel e coquetéis vagabundos. Nada mais de música caipira (não sertaneja!), quitutes de milho e quentão. Disso só sobrou uma barraquinha lá no canto.
Não sou e nem estou saudosista, mas sinto que quando abandonamos completamente todas as tradições, nos afastamos de algumas coisas que nos mantêm unidos 'enquanto' grupamento social. E para que consigamos pertencer a um novo e indefinido grupo social, rejeitamos o que nos era familiar como sendo cafona.
Eleição de rainha de festa da uva em SP com certeza seria baixaria hoje. Mas no sul do país não é.
Vejam a foto do Gilmar Gomes das soberanas da Fenavinho 2009 amassando uvas na entrada da festa.

E, por fim, vejam a torcida (quase 4 mil pessoas) e o grupo de jurados (inclusive meu querido Danilo Ucha na ponta esquerda da foto), na eleição da última semana, das soberanas da Fenavindima 2011 de Flores da Cunha. As fotos são de Airton Nery.

Eram 13 candidatas, inscritas por representarem uma associação, comunidade ou clube. As vencedoras ficarão em seus postos por 4 anos e são (na foto abaixo): A rainha Elisa Giani Toigo, de 18 anos, do Grêmio Esportivo Independente e do Clube Recreativo Cruzeiro (no meio) e as princesas (à esquerda) Ariane Schiavenin, de 18 anos da Apromontes (Ass. dos Vinhos dos Altos Montes) e à direira Duana Nesello, de 20 anos do CTG Galpão Serrano.




O vinho, mais do que um produto comercial, precisa ser um fator de reconhecimento e integração cultural, e trazer em cada taça um pouco das tradições e costumes da região onde é produzido. Assim, todas as manifestações à sua volta tornam-se legitimadoras e validantes.
E agora com um pouco menos de seriedade: elas são lindas não? E que mulher não tem vontade de ser princesa por um dia, quanto mais por um ano e com direito a coroa e tudo?
Com as bençãos de Baco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário