Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Merlot Nacional

Antes que pensem em qualquer coisa, eu não vou entrar no mérito de que a Merlot é ou não é a cepa emblemática da Serra Gaúcha ou como gostam de dizer, do Brasil.
Vou dizer duas coisas: o Chile sofre com a ligação emblemática com a Carmenére e a Argentina também com a Malbec. Um simples estudo de caso vai revelar que esse marketing de 'cepa emblemática' tem duas faces e elas não têm necessariamente o mesmo valor, como numa moeda.
Esta postagem, no entanto, tem uma razão. Vocês já perceberam que poucas vezes eu falo de um único vinho e não é somente por não querer privilegiar uma produtor em detrimento de outro. Mas é principalmente porque este blog não tem função comercial. Não é minha pretensão que alguém pense: "A Sílvia falou no blog, então deve ser bom, vou lá comprar".
Este blog tem função informativa e pretende que os leitores conheçam mais sobre vinhos, principalmente os nacionais, é claro. Se vão beber ou não, essa não é uma preocupação minha.
Assim, aqui vai um pouco da história recente do vinho brasileiro.
Vou falar do vinho Merlot Reserva da Pizzato, e é bom que eu diga logo de cara que nem provei essa nova safra (2006) pois ele está sendo lançado agora.
O primeiro Merlot da Pizzato foi lançado em 1999 e, devido a nada mais que sua qualidade, tornou-se um legítimo representante da boa vitivinicultura do Vale dos Vinhedos, em uma época de pesada concorrência estrangeira e muitos lançamentos nacionais.
Não sei se todos sabem (alguns já leram por aqui) que o sr. Plínio Pizzato é um viticultor respeitado, que aprendeu com seu pai e durante anos produziu uvas para outros vinhateiros no sul.
Na década de 1990 os preços da uva caíram e a família decidiu se arriscar a fazer seu próprio vinho. O sucesso veio logo. Por fatores bem racionais como as boas uvas do Sr. Plínio, a dedicação dos filhos (dois enólogos Flávio e Ivo), das filhas (Flávia e Jane) e da esposa, dentro e fora da cantina.
Até hoje todos (à exceção de Ivo que faleceu e atualmente é sua esposa Sílvia quem trabalha na empresa) estão cuidando dos negócios da família.
A Pizzato Vinhas e Vinhos (esse é o nome oficial) é uma dessas pequenas grandes empresas. Pequena em tamanho e volume de produção, mas enorme em cuidado, simpatia e dedicação.
Na foto ao lado, Plínio Pizzato durante a festa da Vindima deste ano leva crianças em seu trator, junto dos turistas que visitam a propriedade e tem o prazer de ouví-lo falar sobre suas uvas.
Os espumantes da Pizzato são deliciosos, o único branco, um Chardonnay sem madeira, é diferenciado e fresco, pois ousa ir contra o estilo do vale de enfiar madeira em tudo. Eles têm também um assemblage, que é a cara da empresa, pois leva o nome de Concentus, o que significa que todos da família tiveram que estar em consenso para aquele corte.
Sim, sou 'um pouco' fã dos Pizzato, mas principalmente tenho um enorme respeito pelo trabalho que fazem.
Sobre o Merlot é essencial dizer que foi a Pizzato quem chamou a atenção para o potencial dessa uva dentro do Vale dos Vinhedos. Se alguém quiser falar de um ícone da Merlot no Vale, com certeza é o Pizzato Reserva 1999.
Recentemente a vinícola fez uma degustação vertical de nove safras e de uma maravilha que eles lançaram na Expovinis deste ano, o DNA99, um Merlot single vineyard super especial, com uvas da mesma parcela de onde veio seu primeiro Merlot, onde tudo começou. Uma degustação histórica, como pouquíssimas vinícolas podem se dar ao luxo de fazer com a mesma qualidade.
Por fim, é importante dizer que a Pizzato tem a Jane, a 'filial' da vinícola em São Paulo. Linda (isso é consenso entre donos de lojas, restaurantes etc.), competente, tranquila e uma companhia sempre agradável, é a filha do Sr. Plínio que desbravou o mercado paulistano.
Eu a conheci faz alguns anos (creio que uns 6 ou 7) e naquela época já pude testemunhar o esforço que ela, seu marido - herdeiro de outra importante vinícola brasileira - e dois outros herdeiros (Márcio Marson e Patrícia Carraro), faziam  nesta cidade que pode ser bem cruel, ao visitar tantos restaurantes, bares, hotéis e lojas tentando receber a atenção dos proprietários para mostrarem seus vinhos - precisamente aqueles que trouxeram o vinho brasileiro para a modernidade. Esse grupo de herdeiros recebeu tantos 'nãos' que nem sei como o sorriso ainda está no rosto de Jane (foto ao lado). Deve ser a persistência de nossos vinicultores diante de um público ignorante.
Imagino que isso explique aos leitores um pouco do respeito que tenho pelo trabalho dessas pessoas, que continuaram tentando, sorrindo, explicando e teimando que nossos vinhos mereciam (e merecem) um lugar de destaque em nossas adegas, em nossas taças, em nossas cartas de vinho.
Assim, fico feliz em contar que a safra 2006 do Pizzato Reserva Merlot já está no mercado, como testemunha de uma boa história que nossos vinhos estão, lentamente, escrevendo.
Bons goles!

Um comentário:

  1. oi Sílvia, tdo na paz?
    Semana retrasada passei pela Pizzato e tive oportunidade de conhecer os vinhos e a figura simpática do Seo Plínio, pretendo retornar em breve pra trazer umas garrafas... sábado passado conhecí a Vinícola Cordilheira de Santana em Santana do Livramento. bons vinhos.. mas tem um branco chardonnay q parece ouro......
    saludos
    José

    ResponderExcluir