Falei com vários gaúchos nesta semana e só não coloquei as notícias antes pois a tragédia do Rio de Janeiro me choca tanto que perco até a vontade de escrever.
Mas como são boas notícias e todos nós (apreciadores de vinhos) precisamos de boas notícias, lá vai.
1- Christian Bernardi, presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia) e enólogo chefe da Winepark (que produz os espumantes e tintos da marca Gran Legado), me contou que a safra está muito promissora. A vinícola na qual ele trabalha já recebeu as primeiras uvas Chardonnay para espumantes e com qualidade excelente. Segundo Christian, esta tem tudo para ser uma safra histórica no RS.
Na foto abaixo, Christian está à esquerda, com a sommeliére e teecnica do SENAC Juliana Reis no meio e o enólogo Toninho Czarnobay, que lança neste ano seus primeiros vinhos 'solo', depois de mais de 30 anos na Vinícola Aurora.
2- Através da assessoria de imprensa eu recebo notícias das Vinícolas Perini (em Farroupilha) e Coopertiva Garibaldi (adivinhem em qual cidade?). Ambas trazem novidades promissoras.
A Perini (que produz Moscatéis deliciosos) recebeu nesta semana as primeiras 30 toneladas de Chardonnay (também para espumantes) e seusdiretor-presidente Benildo Perini (na foto abaixo) está muito otimista, com uma projeção de 12 milhões de quilos de uvas (20% maior que no ano passado), mas com qualidade muito superior.
Na última 5a feira chegaram os primeiros carregamentos de 4 associados, trazendo Chardonnay (na foto) e uvas para suco, como Bordô e Concord. Segundo o enólogo Gabriel, as uvas para suco estão 20% mais doces do que no ano passado, e a Chardonnay está com maior concentração e acidez, garantia de bons e frescos espumantes.
3- Da Casa Valduga me chega a informação de que as primeiras Chardonnays estão sendo colhidas com 18 graus brix, o que é muito bom para quem vai fazer espumantes, e neste 2010/201, pelo equilíbrio entre calor e chuva que a Serra Gaúcha vem vivendo, as uvas estão sãs e de excelente qualidade. Nesta semana já serão colhidas as primeiras Pinot Noir, também para os espumantes e a expectativa é grande.
4- Por fim, a notícia oficial: o Ibravin divulgou nesta semana que há uma projeção de colheita de uvas 20% a 25% superior ao ano passado. Se isso se confirmar, essa será a maior safra da história brasileira com mais de 640 milhões de quilos de uvas. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante, as condições climáticas favoreceram boa parte do RS, os produtores de uvas e as empresas estão melhor capacitados para cuidar das uvas e fazer vinhos, além da tecnologia de ponta estar mais presente nas vinícolas.
Que venha uma LINDA safra e que tenhamos sempre bons motivos para brindar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário