Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 22 de março de 2011

Uma amostra da Campanha

Caros leitores, o trabalho está se avolumando à minha volta e os prazos estão cada vez mais próximos.
Mas tiro hoje alguns minutos para postar algumas fotos das 48 horas que passei na Campanha Gaúcha, entre belezas que só as enormes extensões de terra são capazes de proporcionar.
Eu tinha ideia de que a propriedade da Miolo, agora conhecida como Seival Estate, era muito bonita, mas minha ideia não era nada, perto do que é aquilo na realidade.


Os vinhedos são lindos, cuidados de uma forma exemplar e, como disse o agrônomo responsável por todos os vinhedos da Miolo Wine Group, o grande (em todos os sentidos) Ciro Pavan, eles fazem tudo para entregar a melhor uva possível aos enólogos.
Neste ano, por aquelas bandas, as uvas mostraram do que o terroir é capaz e em breve poderemos provar o trabalho dos enólogos e técnicos com elas!
..................
Tivemos um jantar que parecia saído de um filme de Fellini, numa casa antiga e bem conservada no centro de Bagé, o lugar chama-se Bistrô IC, e é a casa da dona, onde tudo o que é utilizado em termos de louças, toalhas, copos e talheres é de seu acervo pessoal.



Durante esse simpatissíssimo jantar foram apresentados outros produtores da Associação dos Vinhos da Campanha e também fomos brindados com música ao vivo (um trio de piano, bandoneon e violino), com o final do jantar à luz de velas. Coisas que o Brasil tem e pouca gente conhece...
...................
 Tivemos o 'Wine Day' de uvas tintas onde pudemos colher, degustar e acompanhar o processo de produção de um vinho. Na foto abaixo estou atrás da caixa de uvas Cabernet Sauvignon que colhi (mesmo!). A foto foi tirada por Adriano Miolo (que luxo!). 



Na foto acima está Miguel Angelo, o enólogo responsável pelo Seival Estate, junto da mesa de seleção de grãos, por onde passam todos os cachos antes do desengarce. Miguel é português do Douro, mas está no Brasil há alguns anos e parece feliz com o trabalho que pode fazer na Miolo.
Depois de 5 horas na Fortaleza do Seival voltamos para a cidade, onde nos esperava um autêntico churrasco gaúcho, na Betemps, com a agradável companhia da música campeira (foto abaixo) e dos vinhos do Bueno Estate (é a propriedade do Galvão Bueno, que vou mostrar em outra oportunidade).


Por fim, o por-do-sol na fazenda Guatambu (que produz o delicioso Rastros do Pampa), da qual vou falar em outra postagem, mas que me deixou de pernas bambas com a paz e a beleza da natureza!
Até mais e bons goles, brasileiríssimos tchê!





2 comentários:

  1. Olá Silvia,
    Lindo o seu artigo, e linda você aí com essas uvas Cabernet!
    Vejo que passou muito bem na Campanha.... na verdade eu estive há pouco, mas, na Almadém, onde o programa foi bem parecido, e fiquei bem impressionado com tudo o que vi e degustei!
    Um grande abraço, e até a Expovinis!

    DANIEL ARRASPIDE

    ResponderExcluir
  2. Barbaridade Silvia!!!!
    Essa é a região q nascí e viví até os 12 anos, na época idos de 78/79 lembro do pai tomando uns "catswein" não tive oportunidade ainda de conhecer as vinícolas de Bagé e Pinheiro Machado, mas sem dúvida são paisagens de "encher os olhos de campo".. me gusta mucho..
    por aqui muita carne na parrillada e alguns caldos nobres servidos pra distinta clientela na Peña del Sur...
    saludos
    jose@penadelsur.com.br

    ResponderExcluir