Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 26 de abril de 2011

EXPOVINIS - ABERTURA HOJE!

Será aberta hoje a Expovinis (15o Salão Internacional de Vinhos), no pavilhão vermelho do Expo Center Norte aqui em São Paulo. A partir das 13h e até às 21h os profissionais do setor poderão conhecer novidades e vinhos consagrados de todo o mundo.
Amanhã e quinta-feira, depois das 18h, o acesso é permitido ao público em geral mediante a compra de ingressos. O horário do público tem sido restringido por conta dos excessos que muita gente que não é do meio comete em feiras como essas.
Não é dizer que colegas enófilos e jornalistas não se empolguem também e acabem bebendo além da conta, mas isso é muito mais comum entre aqueles que não 'bebem profissionalmente'.
No mesmo espaço da feira de vinhos ocorrem também as feiras de Cachaça e pela primeira vez a de Azeites de Oliva - o que não deixa de ser um contraponto importante, protegendo o estômago do álcool ingerido.
Serão muitos lançamentos neste ano, mas vou 'puxar a brasa para minha sardinha' e falar de alguns produtos que ainda não provei mas que estão em minha lista de prioridades. Um deles é o espumante da Almadén, que está sendo relançado depois de recriado pela Miolo. Serão duas versões, Brut e meio-Doce.
As uvas que entram no corte desses Charmat são Chenin Blanc, Semillon e Chardonnay.
Já a Casa Valduga vai no sentido oposto e lança um espumante feito pelo método tradicional em roupagem super sofisticada. O Maria Valduga é uma homenagem luxuosa à matriarca da família, que apreciava muito os espumantes feitos pelo método tradicional. Ela faleceu há quase dois anos, depois de lutar contra um câncer de pele.
O espumante é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos e a garrafa número zero recebeu aplicação de ouro e cristais austríacos. Coisa de colecionador e uma linda homenagem às mães.
Mas eu estou falando tanto de espumantes (também teremos o lançamento do espumante da vinícola Guatambu, sobre a qual falei no post anterior) de de novidades da Suzin da Santa Catarina, também, pois amanhã, 4a feira, farei uma palestra com degustação sobre espumantes brasileiros.
O convite veio através do SENAC-SP que, em parceria com o Ibravin, organizou uma série de palestras sobre vinhos e assuntos relacionados à sua comercialização, abertas e gratuitas para os visitantes da feira.
Amanhã, às 16 horas, iremos degustar vinhos de cinco terroirs bastante distintos: Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, Garibaldi, Urupema (SC) e Vale dos São Francisco (BA), com uma surpresa no final.
Quem estiver por lá e quiser comparecer, é só chegar ao local das palestras com 30 minutos de antecedência e se inscrever.
Neste ano o Brasil estará presente na feira com mais de 40 vinícolas, mostrando de tudo um pouco sobre a produção nacional. Desde gigantes, como a Vinícola Aurora (que decidiu voltar a participar da feira depois de alguns anos fora), passando por nomes consagradados como a Lídio Carraro, até pequenas vinícolas como a Santa Augusta de Santa Catarina, será possível provar vinhos finos nacionais que custam de 12 a 200 reais. Uma oportunidade única.
Bons, variados e comedidos goles para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário