Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Para uma semana cheia de gulodices!

Confesso que não entendo o por quê das pessoas resolverem que 'devem' comer bacalhau na sexta-feira Santa e que 'devem' comer chocolate no domingo de Páscoa.
Não sou cristã, então as coisas ficam um pouco mais complicadas para mim, pois entendo que jejum é jejum e se não é para comer carne, bem, para mim peixe também é carne!
Mas este não é um espaço para essas discussões, então coloco aqui uma sugestão vegetariana que começa com uma salada que fiz na última semana, e que ficou deliciosa com um Chardonnay geladinho (que vai cair bem pois o feriado aqui na região de SP deve ser quente):

Usei alface crespa normal, chicória (que pode ser substituída por qualquer verdura mais amarga), endívias, cenoura em lâminas, tomates cereja, grãos graúdos de uva e algumas bolinhas de melão que deixei mergulhadas em vinho do Porto ligeiramente diluído em água.
Nesse mesmo líquido onde estava o melão é só colocar sal, um pouco de pimenta do reino e uma boa colherada de aceto balsâmico. Misture bem e depois acrescente azeite de oliva e óleo de canola em partes iguais. Regue a salada e sirva. É fresca, leve, tem variados sabores e o corpo agradece!
Minha sugestão para completar essa refeição vegetariana é um espaguete de trigo integral com ervas frescas (muitas ervas como salsa e cebolinha, manjericão, orégano, tomilho bem picadinhos todos juntos), um pouco de cebola e alho passados no azeite e sal e pimenta fresca.
Para quem gostar, um pouco de queijo de cabra em pedaços partidos com o garfo. Leve e saboroso, regado com bom azeite de oliva extra-virgem.

E como ninguém é de ferro, segue o 'pé-na-jaca': bolo de chocolate meio amargo sem farinha, para comer com frutas vermelhas ou ameixas frescas e creme. Fácil de fazer e ainda mais fácil de comer, acompanhado de um delicioso cálice de Moscatel de Setúbal!


Bons goles, bom feriado e muita paz!


Um comentário:

  1. Adorei a dica. Agora essa história de jejum absoluto é punk demais!!!!! Também não ligo pra essa crença em trono da carne, é bem verdade que não como, ainda existe algum tipo de catolicismo inside of me...

    Mas essa saladinha e a massa são da pontinha!

    Pontinha: antiga gíria, algo como supimpa...Jesus, de onde desenterrei isso?

    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir