Passaremos a noite (fria) lá e na manhã da 5a feira vamos visitar os vinhedos da Vinícola Pericó (aquela que fez o primeiro IceWine brasileiro, do qual já falei aqui).
São Joaquim é onde estão os vinhedos mais altos do país, numa média acima dos mil metros. A Pericó está a 1.300m (foto abaixo de um dos pontos mais altos do vinhedo, em 2008).
A Cabernet Sauvignon é uma das estrelas lá, mas a Pinot Noir e a Sauvignon Blanc também vão muito bem nesse terroir gelado e alto.
O enólogo responsável pela boa linha de vinhos da Pericó é o gaúcho Jefferson Sancineto Nunes, dono do Enolab em Flores da Cunha. Estudioso, dedicado e muito atento ao mercado, Jefferson é daqueles que gostam do que fazem e têm uma abordagem não apenas do vinho mas também do 'negócio' do vinho. Coisa que atualmente ninguém pode deixar de lado.
O dono da Pericó é o empresário catarinense Wandér Weege (foto abaixo), que deixou - depois de mais de trinta anos - as atividades cotidianas de sua empresa, a Malwee Malhas, para dedicar a maior parte de seu tempo aos vinhedos e aos negócios do vinho.
Em 2008, quando o conheci em São Joaquim, ele me falou que preparava o terreno não só para as vinhas mas também para uma aposentadoria ativa, bem ao seu estilo.
Cumpriu com a palavra.
Que venha o frio de São Joaquim e as uvas da altitude!
Sexta-feira, quando eu voltar, contarei as novidades.
Bons goles!
Buenas Silvia,
ResponderExcluirestive por lá em fevereiro, tudo muito bom, especialmente uma truta defumada com molho de pinhão q teve de contraponto uma garrafa do vinho taipa rosé.... cosa de loco... boa viagem...
saludos
jose@penadelsur.com.br