Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O mundo do Vinho se Movimenta

Esta semana de celebrações de Tiradentes e Páscoa antecede a Expovinis (veja o link na barra ao lado), o maior evento de vinhos da cidade de São Paulo e também da América Latina.
Produtores nacionais e estrangeiros, importadoras, enólogos, compradores, sommeliers e chefs de cozinha, todos estão se programando para esse enorme evento entre os dias 26 e 28 de abril, no Expo Center Norte.
Para mim, ao lado da Avaliação Nacional de Vinhos (que acontece no último sábado do mês de setembro), esses dois eventos são o correpondente ao Oscar, para os fãs de cinema.

Claro que cada atividade tem suas premiações, congressos, encontros importantes. No mundo do vinho, aqui no Brasil, não é diferente. Temos as festas da Vindima que, embora regionais, a cada ano atraem mais pessoas, a Expovinis, a Fenavinho (em Bento Gonçalves, que começa no final da semana que vem, numa mudança de data e de foco) e a Avaliação Nacional de Vinhos.
Esses eventos que citei são, em parte, abertos ao público mediante compra de ingressos. Mas existem outros mais exclusivos (e mais caros) que acontecem na cidade de SP e em algumas outras capitais que também merecem ser lembrados, como o Decanter Wine Show e o Encontro Mistral.
Organizados pelas importadoras, esses eventos têm a vantagem de trazer os produtores e/ou enólogos pessoalmente para falarem de seus vinhos e degustarem com o público dirigido e em pequena escala.
Mas para mim, que sempre gostei de feiras, a Expovinis é um evento e tanto.
Neste ano o Brasil terá uma enorme participação, com vinícolas de todas as regiões produtoras agrupadas sob a bandeira do Ibravin. Fora desse espaço - mas em áreas próximas - ficam as vinícolas que já tinham grandes espaços mesmo antes do Ibravin começar seu trabalho agregador. São elas a Salton, a Miolo, a Valduga, a Pizzato e a Lídio Carraro, que sempre apostaram nessa feira para fazerem seus negócios.
A parceria com o SENAC também vai render uma boa série de palestras. Eu, inclusive, vou ministrar uma no dia 27, sobre espumantes brasileiros, com degustação de cinco rótulos, um de cada estilo e região produtora.
A Wines of Chile faz sua estréia no Brasil, além dos espaços já consagradados de Portugal, França e Itália.
Acredito que para os interessados em vinhos essa é uma oportunidade única, até porque é em SP e num local com boa infraestrutura.
Assim, seguem algumas dicas que podem parecer óbvias, mas não são:
1- Não esqueça da Lei Seca, se puder, utilize taxi para sair de lá (para chegar você pode ir de metrô até a estação Terminal Tietê, pegar a van que leva até o Shopping Center Norte e de lá seguir a pé);
2- Evite o horário depois das 18h pois é o mais lotado. Nos dias 27 e 28 os portões abrem para o público em geral e a lotação aumenta muito;
3- Calce sapatos confortáveis. É um local onde se anda muito e quase não há onde sentar;
4- Faça uma refeição completa antes de ir para a feira. Álcool e estômago vazio são incompatíveis;
5- É feito mas é importante: não engula os vinhos, senão você não passa do segundo corredor. Ou pior, vai achar que está bem mas não está, começará a abraçar todo mundo e a distribuir cartões de visita até para os faxineiros dos banheiros. Evite isso, cuspa os vinhos;
6- Beba muita água, sempre. Se possível depois de cada vinho um gole e água.
7- Se aceitar revistas, folhetos, catálogos, leve-os com você e não jogue nada no chão. Se for o caso, nem pegue;
8- Não se esqueça que as pessoas que estão lá estão trabalhando e precisam atender outras pessoas além de você. Prove, troque ideias e depois vá para outro local.

Aproveite a feira, beba com responsabilidade e faça bons negócios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário