Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Expovinis 1

Dia movimentado na Expovinis.
No primeiro dia muitas coisas ainda estão funcionando precariamente (e não importa que a feira já esteja em sua 15a edição, cada ano tem seus problemas), mas nada que um pouco de jeito e paciência não consigam contornar.
Infelizmente, quase não fiz fotos (hoje vou chegar mais cedo e fazer), mas tenho que dizer que os espumantes que provei estavam deliciosos.
Estive no lançamento do novo vinho da catarinense Villaggio Grando e pude provar mais uma vez dois vinhos deles que aprecio muito, o Chardonnay e o Inominable Lote III, que vem evoluindo muito bem.
O vinho lançado ontem, que está na foto ao lado, é o Além Mar 2008, que tem todo o estilo de um vinho português (na verdade foi elaborado pelo enólogo Antonio Saramago, conhecido e respeitado aqui e em Portugal), mas o corte é de uvas francesas, Cabernet Franc, Malbec e Merlot.
É jovem e intenso e acredito que necessita de pelo menos dois anos em garrafa para acalmar seus taninos. Mas é muito promissor.
A Villaggio Grando tem um estilo que me agrada muito, com boas mesclas, uma boa dose de ousadia e preços que, embora não sejam baixos, também não são proibitivos. O que é sempre bom.

Neste ano, a revista ADEGA, da qual sou editora de Vinhos, está com um estande muito agradável, onde temos nosso 'aquário de degustação'. É um espaço para onde os produtores e importadores podem levar suas amostras e a equipe senta-se no final do dia para degustar às cegas. Totalmente às cegas, pois não sabemos nem sequer de onde vieram os vinhos. E o público que fica andando em volta fica nos observando. É bem engraçado.
Na foto abaixo estamos, da esquerda para a direita, Eduardo Milan, eu, Juliana Reis, Vinícius Santiago, Hong Sup Kim e Laura Aria, no meio da degustação dos brancos.


A feira, neste ano, está muito grande. É bastante complicado conseguir fazer as coisas em uma programação que - acreditem - estabeleci para mim. Acabei não indo até o lançamento do espumante Maria Valduga ontem, mas consegui estar presente na apresentação das regras da primeira DO (Denominação de Origem) brasileira, que está apenas esperando o documento final e oficial que deve chegar do INPI.
Lá, provamos oito dos onze vinhos que já estão dentro das regras (rígidas) da DO. Tenho que dizer que dois deles (Merlots) me surpreenderam e hoje vou tentar prová-los novamente para ver se confirmo a minha primeira impressão.
Problemas numa feira desse tamanho existem, claro, e embora pareçam facilmente solucionáveis, ano após ano estão lá repetindo-se incompreensivelmente: banheiros lotados, nenhum restaurante, problemas com taças e água para lavá-las, por exemplo.
Hoje tem muito mais. Aliás, hoje tem a minha palestra sobre espumantes brasileiros e o lançamento do Guia Descorchados, do chileno Patricio Tápia, lá no estande de ADEGA, às 18h.
Bons goles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário