Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Bastão! O Bastão!

Como diz o nordestino, 'hoje estou esparramada', no sentido de que a cabeça está pensando tantas coisas ao mesmo tempo que a bem da verdade eu nem deveria estar escrevendo esta postagem.
Mas em meio a muitas entrevistas, matérias escritas e em processo, degustações e 'otras cositas más', tive que parar para reproduzir aqui uma página que encontrei na internet (tem de 'um tudo' na internet).


Estou fazendo uma matéria sobre fondue e sua harmonização com vinho. Mas em meio a pesquisas muito sérias sobre a origem desse prato, sobre o vinho que tradicionalmente o acompanha (para os curiosos é um vinho branco suiço da uva Fendant, outro nome da francesa Chasselas) e sobre as possíveis combinações, minha cabeça 'espalhada' ficava me levando de volta a uma das histórias de Asterix e Obelix que li e reli não sei quantas vezes.
"Asterix entre os Helvéticos" é uma delícia, pois coloca frente a frente três culturas muito distintas, os romanos invasores e cheios de costumes pagãos, os helvéticos (no livro já descritos como limpinhos e certinhos) e os gauleses, amantes da boa vida e da justiça. Tudo isso bem harmonizado com doses enormes de cerveja e de fondue de queijo.
Pois não é que achei na internet uma das páginas do livro (ô mãe! vê se não joga essa coleção fora hein!) e é por isso que parei tudo para colocá-la aqui. 
No livro, a 'festinha' que os romanos organizavam incluia alguns castigos para quem derrubasse o pedaço de pão no caldeirão de queijo derretido: porretadas, chibatadas e depois ser atirado no lago com um peso nos pés. Claro que como tudo o mais que a dupla Uderzo e Goscinny desenhava e escrevia tinha um fundo de verdade e de crítica social, a brincadeira bem poderia ser coisa séria, e em meio a tudo isso acabei descobrindo que nos cantões da Suiça quem derruba o pão na panela de fondue é 'convidado' a dar uma volta do lado de fora do chalé, na neve e descalço.
Caramba, será que o fondue de queijo vale todo esse sofrimento? Para mim apenas o vinho, por favor!
Por Tutatis, tenham uma boa semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário