Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

80 anos!

Algumas histórias do vinho brasileiro não podem se perder. E eu me ressinto por isso, pois sei que os brasileiros são péssimos em preservar seu legado.
Talvez seja pelo fato de sermos um país tão jovem, cheio de desigualdades e com um problema de qualidade de educação que foi construído ainda antes de eu nascer.
Mas hoje tomo este espaço para falar de um aniversariante que conheci de modo 'atravessado'.
Há mais de uma década eu estava hospedada no que (naquele tempo) era um dos primeiros quartos da pousada da Valduga, no Vale dos Vinhedos. O mundo do vinho brasileiro moderno já começava a mostrar sua cara e vocação.
Todos os dias ao saírmos para passear o patriarca Luiz Valduga nos perguntava onde íamos e nos dava dicas. Ele dizia: "Vocês precisam conhecer meus irmãos. Aqui do lado está um, mais embaixo na rua está outro. Vocês vão até lá e peçam "tal vinho" (eu, Sílvia, hoje não me lembro qual era) e se perguntarem digam que fui eu quem mandou".
E nós obedecíamos, obedientes ao sorridente e atencioso patriarca. Uma dessas pessoas para as quais a gente não diz não.
Passávamos o dia fora e ao voltarmos, já com bastante 'litragem', ele estava esperando - como fazia com muitos hóspedes - e dizia: "Agora vocês vão beber comigo" e não tinha argumento contra isso.
Entrávamos no varejo (uma sala que hoje é o estoque do bar de um dos restaurantes) e ele nos servia seu vinho e pedia uns petiscos para quem por lá estivesse.
Tenho imensa felicidade em ter conhecido esse homem, em ter estado "em sua casa" e ter bebido com ele. Ele já se foi, mas seu legado está nas mãos de outros homens da família Valduga que eu também admiro muito, outras duas gerações de gente trabalhadora, honesta, generosa.


Mas o aniversariante desta semana não é o Sr. Luiz Valduga e sim um de seus irmãos. Cândido Valduga, que conheci naqueles tempos por indicação do irmão, da vinícola que fica justamente ao lado da Casa Valduga, a Dom Cândido.

A foto acima eu fiz na semana passada, em uma breve parada que nosso grupo fez lá. Fazia tempo que eu não ia até a Dom Cândido e confesso que preciso voltar para uma visita mais demorada, pois a passagem dos anos trouxe muitas novidades também para essa importante produtora do vale.
"Seu" Cândido Valduga fez 80 anos e uma bela festa uniu a família e, como só há de ser em família de vinhateiros, foi motivo para um vinho novo, comemorativo.
Recebi hoje, da assessoria de imprensa, a foto o aniversariante em família e cortando o bolo, que reproduzo abaixo.



Vigoroso e simpático, esse homem alto, de olhos muito azuis, é uma das figuras mais importantes da história da vitivinicultura do Vale do Vinhedos e merece muitos bons brindes!
Saúde e vida longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário