Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ensinando e Aprendendo

Dia 15 de outubro é dia do Professor, uma das classes profissionais mais mal cuidadas do país, quando o correto seria que fosse justamente o contrário.
Aliás, acredito que professores, policiais e enfermeiros deveriam ter salários diferenciados, altos, com excelentes benefícios, para que sua dedicação pudesse ser exclusiva ao trabalho.
Claro que no caso desses altos salários serem uma realidade, esses profissionais estariam sujeitos à avaliações constantes e a única forma de ganhar mais ainda seria comprovar mais estudo, maior dedicação e total correção no exercício de suas profissões. Mas é claro que estou falando de países desenvolvidos, e não do Brasil, infelizmente
Por aqui a educação é cara e mesmo assim nem sempre de qualidade (não vou nem falar na educação pública). Muitos pais colocam nas mãos da escola toda a responsabilidade de educação de seus filhos, quando todo mundo sabe que educação começa em casa. Educação no sentido amplo, claro.
Mas estou escrevendo este post por dois motivos. Um deles é uma pequena homenagem aos professores que existem em minha família: Alexandre e Rita, Célia Regina e Camila, Giselle, Ana Silvia e Dario e Ana Laura, cuja dedicação e estudos constantes me fazem sentir orgulho de ser 'um pouquinho' professora também.
O outro motivo é que, na semana passada, tive o prazer de receber Jane Pizzato na aula do curso de Sommelier do Senac de Águas de São Pedro.


A aula era sobre Brasil e eu acredito que a presença de um produtor leva as coisas para outro nível.
Muitos dos alunos, principalmente aqui no sudeste, não têm a oportunidade de conhecer vinícolas (mesmo através da parceria que o SENAC tem com o Ibravin, para que os alunos do curso façam uma visita técnica pagando apenas a passagem aérea e o seguro), pois suas vidas pessoas e profissionais (além de sua situação financeira) podem ser incompatíveis com essa visita.
Assim, a proximidade com um produtor dá à esses alunos a chance de fazerem perguntas diferentes, de olharem nos olhos e não apenas de verem o produtor através da garrafa que ele faz.
A Pizzato é uma vinícola muito querida, da qual já falei várias vezes aqui, e a Jane é uma dessas pessoas especiais, daquelas que se pode dizer que é bonita por fora e por dentro. Ela trouxe para os alunos os dois produtos mais bem conceituados de sua empresa, o espumante Brut feito no método tradicional e o tinto DNA99, cheio de potência e elegância.
Para quem não conhece, a Pizzato Vinhas e Vinhos fica no Vale dos Vinhedos, e também tem terras no município de Guaporé, onde são cultivadas as uvas da linha Fausto.

 A cave de amadurecimento.

 Jane e eu pisando uvas, no começo de 2010.

 Os vinhedos no Vale.

 Flávio Pizzato, enólogo, recebendo um grupo durante a colheita, para almoço preparado por sua esposa, Gisele.

Por fim, como professora do cursod e Formação de Sommelier, acredito que são três os fatores que contribuem para o início de uma boa formação profissional, a teoria mostrada de forma agradável, a prática em sala de aula (degustação e serviço) e a aproximação com a realidade do mercado, que inclui muitos profissionais, como produtores, sommeliers e enófilos.
O conhecimento é a melhor e mais eficaz arma contra o preconceito e todos deveriam ter chance de obtê-lo.
Boa semana e bons brindes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário