Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Vindima 2012

Na semana passada vi fotos lindas da colheita na Pizzato, mas infelizmente não tenho ainda as cópias aqui. Isso no Vale dos Vinhedos.
Em Tuiuty, onde está a Salton, e em Bento onde está a Aurora, as notícias são bem animadoras também, dando conta de que as uvas para os vinhos que serão base para espumantes (podem ser Chardonnay, Pinot Noir, Riesling e até um pouco de Merlot) estão com excepcional qualidade e chegando em bom volume.
A Salton (imagem abaixo) espera receber 500 toneladas de uvas até o final da colheita, que deve ser encerrada apenas na segunda quinzena de março e a Aurora estima que esta será uma das 3 melhores safras do século, no mínimo (pois ainda é cedo para falar das uvas tintas).
Lá para os lados de Flores da Cunha, a Viapiana anunciou que as Chardonnay estão chegando com a melhor qualidade que eles poderiam esperar, que eles começam até a classificar como 'safra histórica'. E, como se vê na foto abaixo, são tratadas com o maior cuidado, repousando em câmeras frias até o momento da prensagem.

Hoje, também em Flores da Cunha, mas na vinícola Luiz Argenta, começou também a colheita da Chardonnay, que está nas fotos abaixo, com seu delicado e precioso cacho de bagos doces e sãos. Não se pode pedir nada melhor nesse mundo do vinho e o enólogo responsável, Edegar Scotergagna, está pra lá de satisfeito com o que vê chegar na vinícola!

Boas notícias, não? Pois mesmo com a quebra da safra (este ano a expectativa é colher menos uvas por conta da estiagem prolongada e do granizo que afetou algumas regiões), a qualidade deverá ser superior ao (já bem bom) ano de 2011.
Agora é aguardar para ver se as uvas tintas terão a mesma sorte das brancas e também ver como se comportam outras regiões, como Santa Catarina e Paraná, cujas colheitas iniciam mais tarde.
Boa semana e bons goles!

3 comentários:

  1. Se trata de vinho ou de hospital?

    Qual é a justificativa das mascaras, bonés de celulose, luvas...?

    ResponderExcluir
  2. Oi 'Anônimo'!
    Trata-se de 'boas práticas sanitárias', obrigatórias por lei em todos os estabelecimentos que lidam com alimentos e bebidas in natura (ao natural).
    A uva ao chegar na cantina (vinícola) está pronta para ser fermentada e a fermentação nada mais é do que a ação das leveduras no açúcar da uva transformando-o em álcool e gás carbônico. Nesse momento, cheias de açúcar e leveduras, elas são um 'prato cheio' para a contaminação, por isso os cuidados que são, hojem obrigatórios.
    Por isso também, que nossos melhores vinhos deixaram de ter aquele 'cheiro de cantina' que, na verdade, era cheiro de contaminação, cheiro de falta de limpeza.
    Abs,
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Linda Silvia Linda.
    Vamos aos vinhos Brazucas...
    Beijosde luz

    ResponderExcluir