Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

On The Road Again!

Estou na estrada novamente, a caminho de Águas de São Pedro, para dar mais quatro aulas no curso de formação de Sommelier do Senac.
Sempre me ressinto de deixar minha família. A mão de meu marido que segura a minha quando vamos adormecer, a voz de meu pai e minha mãe me desejando boa viagem e pedindo que tenha cuidado no caminho, minha gata que me olha estranho toda vez que me vê fazendo a mala.
Muitas vezes quero ficar, não quero escolher roupas e sapatos, não quero pensar no que tenho que deixar pronto nem no que vai ficar por fazer.
Mas ainda assim eu saio, pois minha vida é assim. Eu escolhi assim, eu desejei e o que desejamos (não somente o que é bom, diga-se de passagem) virá ao nosso encontro.
Estou na estrada e ela me seduz mais uma vez.
Leva mais ou menos uns 100 km para que eu deixe para trás os pensamentos do que ficou - afinal para dirigir é preciso olhar para frente.
É mais ou menos assim, inicio o caminho prestando atenção nos outros carros, na velocidade (existe tanta gente agressiva que acha que tem que passar por cima do que estiver na frente, mesmo que já esteja a 120km/h), no clima, nos caminhões e em geral percebo qual vai ser a 'dinâmica' da viagem.
Depois de uns 30/40 km eu ligo o som. Essa é a parte road movie pois a trilha sonora influencia tudo, se você vai acelerar (Born to be Wild), se vai deixar passar (Om Namah Shiva Ya), se vai cantar (It's raining men, aleluiah), se vai pensar em outros caminhos (La vie en rose).
Por mais uns 50km  os pensamentos vão e voltam, as músicas vão escolhendo seu espaço e eu vou me aquietando.
A estrada vai se desenrolando à minha frente e eu sigo, agora sem pensar em nada. Com a deliciosa sensação de que tudo está em seu devido lugar, mas em movimento. Que a metáfora da estrada é ser todas as metáforas, de todas as possibilidades, de todos os caminhos, de tantas propostas e nenhuma certeza, nem mesmo a de chegar.
"As casas tão verde e rosa que vão passando ao me ver passar, os dois lados da janela" dizia Caetano Veloso - embora a canção falasse sobre uma viagem de trem.
Minha estrada de hoje me traz um incrível pôr-do-sol, me mostra o movimento de quem volta do feriado para a cidade 'grande', me enche os olhos com as cores da primavera um pouco fria ainda, mas já muito colorida, me abre espaço entre tantas preocupações, problemas e deveres para que eu não pense em nada, só na estrada.
Uma vez um enólogo me disse que o vinho é só o meio do caminho entre o suco da uva e o vinagre, e eu penso que chegar é só o meio entre dois caminhos.
Aqui estou, entre caminhos, para dar aulas sobre dois temas que me fascinam, os vinhos brasileiros e os vinhos chilenos.
Já andei por muitos caminhos dos vinhos desses países, e vai ser um prazer tentar mostrar um pouco dessas rotas para os alunos.
Assim, desejo para todos bons goles e bom meio de semana!
Até a volta!
"The long and winding road, that leads to your door, will never disappear, I've seen that road before, it always leads me here, lead me to your door" Beatles


3 comentários:

  1. Olá Silvia, td bem?
    Conheci a pouco tempo seu blog e está sendo um prazer lê-lo.
    Queria saber se você, ou o blog, não tem um twitter ou outra rede social, assim fica mais fácil de acompanhar as atualizações do site.
    Grande abraço e tintim.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, obrigado por sua mensagem e por ser leitor deste blog muito pessoal.
    Não estou em nenhuma rede social por um simples motivo: não acredito que ninguém deva ser avisado o tempo todo sobre o que está acontecendo, acho que é mais perturbador do que eficiente, principalmente para o tipo de conteúdo que tenho.
    Quando você se lembrar do blog e quiser dar uma olhada, será sempre bem vindo!
    Tintim e bons goles!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sílvia
    Ler seu blog é tão legal quanto trabalhar com vc. Adorei.
    Bj

    ResponderExcluir