Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pinto Bandeira agora é IP (Indicação de Procedência)

Ontem, dia 7 de outubro, foi entregue em Pinto Bandeira, um dos distritos de Bento Gonçalves (RS), o selo definitivo da segunda Indicação de Procedência brasileira, em uma cerimônia que reuniu proprietários das vinícolas participantes e a diretoria da Asprovinho (Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira).
A notícia é importante para todo o setor, pois coloca regras e define padrões de qualidade para todas as vinícolas que se submeteram ao longo processo de validação da certificação de origem, modificando sua tecnologia e garantindo que os produtos que recebem o selo estão seguindo normas rígidas.
Boa parte desses processos foram intermediados e definidos pela Embrapa, na pessoa do Dr. Jorge Tonietto, engenheiro agrônomo que vem dedicando sua carreira ao estudo e à operacionalização das indicações de procedência (IP) e denominações de origem (DO) brasileiras.
Na foto ao lado está uma taça do espumante Chardonnay da Vinícola Aurora, uma das participantes do projeto que tem seu Centro de Tecnologia (onde a foto foi feita) e uma boa parte de seus cooperados na região de Pinto Bandeira. Com a nova IP a Aurora vai tirar do papel os planos de construir por lá sua cave para espumantes do método Champenoise.
É lá também que estão outros importantes produtores de espumantes muito diferenciados. Os principais são a Don Giovanni (que tem uma charmosa pousada), cujo enólogo chefe é o atual presidente da Asprovinho, Luciano Vian, a Vinícola Geisse, do premiado enólogo chileno Mario Geisse, onde trabalha o competente enólogo Carlos Abarzúa e a vinícola Valmarino, do enólogo Marco Antonio Salton (cujos vinhos da cepa Cabernet Franc estão entre os melhores que já provei entre os brasileiros).
O terroir de Pinto Bandeira (o distrito está pleiteando sua independência da cidade de Bento), tem uma geografia um pouco diferenciada do restante da região (foto ao lado), com altitudes médias maiores e terrenos mais antigos - basálticos e vulcânicos, além de um clima um pouco mais fresco, que faz com que a colheita seja ligeiramente mais tardia do que no Vale dos Vinhedos, por exemplo.
A Indicação de Procedência favorece os produtores e seus vinhos, valorizando a marca e trazendo mais atenção à uma região que é linda e pouco explorada pelo turismo local.
Parabéns à Asprovinho, à Embrapa e ao vinho brasileiro como um todo, por essa importante conquista!

3 comentários:

  1. Olá Silvia, realmente pinto bandeira possui algumas caracteristicas bem particulares, o que a ASPROVINHO fez , foi quantificar essa geografia diferênciada , hoje temos uma região geográfica delimitada, com garantia de procedência. Parabéns aos vinhos e espumantes Pinto Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia,

    Estamos muito felizes, temos a primeira conquista, sabemos que o trabalho e longo árduo, mas acreditamos na nossa capacidade e principalmente na tipicidade da região Pinto Bandeira,

    Um brinde,

    Luciano Vian

    ResponderExcluir
  3. Silvia. Amo seus textos, como você é precisa! Você tem lógica, fluência e conteúdo. Me diga, querida, posso publicar este seu texto em meu blog (obviamente com sua assinatura e link para este seu blog)? meu email é alexandra@alexandracorvo.com.br. Por favor, me avise se for possível. Um grande beijo. Alexandra Corvo.

    ResponderExcluir