Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 30 de janeiro de 2011

TRI LOKO!

Caminhando ontem em direção da Vinícola Aurora em Bento Gonçalves, sob uma chuva quente, encontrei um restaurante fechado, com o motivo bem humoradamente explicado nos vidros: o casamento de um (ou dos dois?) donos.
As muitas homenagens e frases nos vidros terminavam com a que está ao lado "O bagulho é tri loko".
Só dá pra adorar essa gauchada, disfarçadamente séria....

Claro que tenho novidades e notícias, mas como dormi apenas duas horas na última noite, depois de trabalhar por 6 horas em pé, vou me desculpar e deixar as novidades para a semana que se inicia.
Mas deixo mais algumas fotos, a primeira abaixo de uma exuberante paisagem no distrito de Faria Lemos, até onde fui levada pela enóloga Bruna, e mais abaixo uma imagem do início do jantar após a palestra sobre harmonização na Casa das Artes.
Estamos brindando com espumante brut Gran Legado, feito pelo enólogo e presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia), Christian Bernardi.

À direita na foto, a Secretária de Turismo da cidade de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, eu e o publisher de ADEGA Christian Burgos, no restaurante Pirandello.


Até amanhã!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Jantar Harmonizado na Casa de Madeira

A foto ao lado é de um jantar ao qual estive presente em setembro do ano passado, no bistrô Casa de Madeira no coração do Vale dos Vinhedos.
Hoje, sábado, às 20h, a obrigação de cuidar dos vinhos servidos nesse salão será minha.
A prefeitura de Bento Gonçalves, a revista ADEGA e a Casa de Madeira se juntaram para fazer um jantar harmonizado com a culinária local e os vinhos dos distritos que compõem o município de Bento Gonçalves.
O bacana, é que a Casa de Madeira é um dos empreendimentos da Valduga, mas eles permitiram que sejam servidos vinhos e espumantes de outras vinícolas nesse jantar.
Já fiquei sabendo que estamos com casa cheia. O que quer dizer mais de 50 pessoas, que desfrutarão de um jantar com entrada, salada, dois pratos quentes e sobremesa, tudo isso acompanhado de cinco vinhos.
Torço (e vou trabalhar para) que seja um sucesso a noite!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rumo a Monte Belo do Sul

Monte Belo do Sul, para quem não conhece, fica em um dos extremos do Vale dos Vinhedos, mas já é um município independente.
Charmoso e pequeno, tem um diferencial importante: a maior parte das uvas para espumantes que abastecem as vinícolas do Vale são cultivadas lá.
Assim como outras cidades da serra, Monte Belo também tem sua festa da Vindima, que começou no último final de semana, com muitas atividades.
Vou visitá-la amanhã (sábado), em companhia do enólogo Roque Faé, Presidente da Festa, que vim a descobrir ser um parente de minha sogra.
Roque é, além de enólogo responsável pela vinícola de sua família, um funcionário de carreira da Prefeitura, onde está desde que a cidade foi emancipada (antes pertencia a Bento Gonçalves).
Sua esposa Nádia, formada em enoturismo e sua linda filha Júlia, compõem uma dessas famílias que dá gosto conhecer, de gente interessante, trabalhadora, dedicada e muito simpática.
Na foto abaixo estão a rainha e as princesas da festa, à direita está Roque Faé e à esquerda o Prefeito de Monte Bello, Adenir Dallé.

A programação da festa é intensa nos finais de semana (6a, sábado e domingo) com desfile alegórico, distribuição e uvas e vinhos, shows regionais e nacionais, cursos de degustacão, exposição de uvas, culinária típica, artesanato e até uma feira agroindustrial. Na foto abaixo, um cacho de uva colhido nesta semana, pesando 4 quilos. Claro que são uvas de mesa e não para vinho, mas é uma linda obra da natureza, não?


Amanhã tem mais!
Bons goles e um feliz final de semana!



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atividades na Serra Gaúcha!

Caros leitores, deixarei o calor de São Paulo amanhã de manhã para enfrentar o calor de Bento Gonçalves.
Com muito prazer, mesmo para quem não gosta de calor como eu.
Fato é que eu já estava sentindo falta de ir para o sul, e com a colheita já em plena força, minha curiosidade está totalmente atiçada.
Amanhã vou conhecer a Vinícola Cristófoli, no distrito de Faria Lemos, em companhia da enóloga Bruna.
Na sexta-feira irei conhecer a Vinícola Viapiana, em Flores da Cunha, que completa 25 anos neste 2011, mas que há pouco tempo dedica-se também aos vinhos finos (foto abaixo) com grande sucesso no mercado e muitos investimentos nos vinhedos, na tecnologia e na estrutura da vinícola.


Na sexta-feira à noite terei o prazer (e a responsabilidade) de fazer uma palestra sobre Harmonização para o público de Bento Gonçalves, na Casa das Artes. Esse foi um convite da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, em parceria com a revista ADEGA.
Para que a audiência não sofra muito (pois passaremos ao menos 1h30 falando de comida e de vinhos), a Vinícola Aurora vai enviar espumantes para todos os participantes brindarem ao final.

Durante a palestra, alguns escolhidos entre a platéia irão provar outros vinhos (que a Almadén gentilmente nos cedeu) com pequenas porções de alimentos, para ver se as combinações funcionam ou não.
Serão bons dias na Serra...como sempre! 



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Vinho e a Metrópole

Eu te brindo em taças furrecas, com vinhos aquecidos pela exposição em tuas inúmeras vitrines.
Eu te brindo em grandes festas, com espumantes improcedentes, onde tudo é celebração e nada é o que parece.
Eu te brindo em esquinas, com garrafas bebidas pelo gargalo, em madrugadas exageradas como tu.
Eu te brindo nas inúmeras casas, com copos de requeijão e vinho fajuto, que também tem a tua cara.
Eu te brindo em hotéis e motéis, com copos muito usados, bem lavados ou mal cuidados, cheios de malícia, delícia ou visitas.
Eu te brindo nos escritórios, sisudos e carrancudos, carentes de amor e álcool, excedentes de dinheiro e dor.
Eu te brindo nas elegantes mesas, acrescidas de tua aceitação por todos os nomes, todas a procedências, todos os terroirs.
Eu te brindo em cada taça, em cada gole, em cada rua alagada, esburacada, congestionada, de teu enorme coração, de veias fortes, apesar de poluídas, de músculo pulsante, apesar de corroído.
Eu te brindo hoje, São Paulo, com o mesmo ardor com o qual tu me brindas todos os dias, com tua diversidade, tamanho e acolhimento.
Parabéns São Paulo, parabéns à todos nós paulistanos de alma (são tantos!) e da gema (como eu)!

domingo, 23 de janeiro de 2011

O Blog fez 1 ano e eu esqueci!

Ha ha ha!
O ano de 2011 começou em ritmo tão acelerado para mim que eu nem me dei conta de que este blog completou seu primeiro ano no ciberespaço!
Eu sabia que estava por perto, mas não tinha certeza da data. Olhando as postagens antigas, descobri que foi domingo passado, dia 16 de janeiro, a data certa do aniversário.
Claro que tenho bebido para comemorar, principalmente e essencialmente vinhos brancos, espumantes, chá verde, suco de cerejas e água, muita água.
Estou feliz com esta mídia, por variados motivos, entre eles o compartilhamento de informações, o retorno dos leitores, a possibilidade de me comunicar com as pessoas de forma não só sistemática (através daqueles que dão uma passadinha todo dia para ver o que há de novo), mas também da forma aleatória que a internet proporciona.
Não faço divulgação deste blog e muito menos aceito anúncios, pois ainda não encontrei uma forma não invasiva de fazer isso.
Quero que tudo permaneça casual e honesto o maior tempo possível.
Obrigado aos meus leitores pelo retorno, pelo carinho e pelas críticas. Obrigado aos produtores de vinhos brasileiros que passam aqui para dar uma olhada e aos muitos enólogos, enófilos e jornalistas do vinho que me abastecem de informações.
Sigamos juntos para mais um ano, mais uma safra, mais um brinde e mais um gole!
***Sílvia***

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Era uma vez...

...uma vinícola chamada "Companhia Vinícola Riograndense", da cidade de Flores da Cunha (RS).
Ela foi muito grande para os padrões brasileiros do começo do século passado. Chegou a ser a maior do país.
Segundo o livro "Presença do Vinho no Brasil", do mestre Carlos Cabral, em 1938 eles lançaram os primeiros vinhos com as variedades das uvas no rótulo, criando nos brasileiros o hábito de pedir vinhos pela cepa.
A marca desses vinhos? Granja União. Na foto ao lado estão as terras dos antigos vinhedos da empresa, que se desfez na década de 1990.
Os vinhedos ficaram com a vinícola Luiz Argenta, que recuperou o solo, a casa antiga e construiu a mais moderna e inovadora vinícola do país. Já falei deles aqui, por isso não vou me alongar nessa parte.
As terras, como disse, ficaram com a Luiz Argenta, mas a marca foi parar no Vale dos Vinhedos, na Vinícola Cordelier. É uma propriedade impressionante, logo na entrada do Vale dos Vinhedos, lembrando à todos que estamos em 'terras de imigrantes' com sua arquitetura à la Toscana (foto abaixo).


Os vinhos da Cordelier são bastante premiados, seus espumantes de alta qualidade e seu tinto Equilibrium, são legítimos representantes do que o Brasil faz bem, pelas mãos do enólogo Dario Crespi.
A linha Granja União permanece firme, com muitos varietais.
Nesse mesmo prédio que se vê acima, fica a loja e um restaurante muito diferenciado, o Don Ziero (foto abaixo) onde já estive várias vezes e sempre saí satisfeita, seja com o atendimento, com o ambiente e com a comida. 


Mas agora, tudo muda de mãos. O proprietário da Cordelier (Lídio Ziero) vendeu a marca Granja União para a Cooperativa Vinícola Garibaldi e vendeu as instalações da empresa para uma fábrica de destilados de uma cidade próxima. A marca Cordelier, no entanto, permanece em seu poder, mas ainda não se sabe o que será feito dela.
Há algum tempo vinham circulando rumores de que a vinícola não ia bem. Mas rumores devem ser escutados com muito cuidado, pois podem ser enganosos. Que a vinícola estava à venda, isso eu já sabia há algum tempo, mas não imaginei que fosse ser loteada, com as marcas para vários lados e a estrutura para outro.
É triste.
No entanto, toda história tem mais de um lado, e esta tem o lado de quem comprou a marca Granja União. Um lado bem mais feliz. Na foto abaixo está Oscar Ló, presidente da Cooperativa Garibaldi, a nova proprietária da marca.


A Garibaldi tem vários motivos para comemorar, pois amanhã celebrará 80 anos de fundação, com uma festança para seus quase 340 associados, e planeja dobrar a venda de vinhos finos com a entrada da Granja União em seu portfolio. 
Em 2010 a empresa comercializou 280 mil garrafas de vinhos finos, o que já representava um acréscimo de 45% em relação à 2009, segundo dados informados pela própria empresa.
Quanto às mudanças que serão feitas na nova aquisição, elas serão muito pequenas, segundo afirma Oscar Ló: "Só iremos acrescentar um moscatel e mudaremos o espumante brut, mas permaneceremos com o riesling, malvasia, merlot, cabernet franc, cabernet sauvignon e tannat”, revela Oscar, “Não tem por que modificar um produto plenamente aprovado pelo consumidor”.

Agora, só resta saber no que se transformará a bela estrutura da Cordelier, o seu agradável restaurante e para onde irão funcionários que há décadas se dedicam aos bons vinhos brasileiros.
Rei Morto, Rei Posto.




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bento em Vindima - Jantar Harmonizado


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Martin Luther King

Ontem foi feriado nos EUA. Dia de Martin Luther King.
Aqui uma frase muito importante de Martin Luther King Jr, sempre útil neste mundo devastado por nossas (muitas vezes) inúteis emoções:

I have decided to stick with love. Hate is too great a burden to bear.” ~ Martin Luther King, Jr 
("Eu me decidi pelo amor. O ódio é um fardo muito pesado para se carregar.")


domingo, 16 de janeiro de 2011

A Safra 2011 Começou a ser Colhida no RS!

Boas novas vindas do Rio Grande do Sul, o estado que mais produz uvas para suco e vinho no Brasil (não esqueçam que o nordeste produz - além de uvas finas para vinho - uma quantidade imensa de uvas de mesa, para mercado interno e exportação)!
Falei com vários gaúchos nesta semana e só não coloquei as notícias antes pois a tragédia do Rio de Janeiro me choca tanto que perco até a vontade de escrever.
Mas como são boas notícias e todos nós (apreciadores de vinhos) precisamos de boas notícias, lá vai.
1- Christian Bernardi, presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia) e enólogo chefe da Winepark (que produz os espumantes e tintos da marca Gran Legado), me contou que a safra está muito promissora. A vinícola na qual ele trabalha já recebeu as primeiras uvas Chardonnay para espumantes e com qualidade excelente. Segundo Christian, esta tem tudo para ser uma safra histórica no RS.
Na foto abaixo, Christian está à esquerda, com a sommeliére e teecnica do SENAC Juliana Reis no meio e o enólogo Toninho Czarnobay, que lança neste ano seus primeiros vinhos 'solo', depois de mais de 30 anos na Vinícola Aurora.


2- Através da assessoria de imprensa eu recebo notícias das Vinícolas Perini (em Farroupilha) e Coopertiva Garibaldi (adivinhem em qual cidade?). Ambas trazem novidades promissoras.
A Perini (que produz Moscatéis deliciosos) recebeu nesta semana as primeiras 30 toneladas de Chardonnay (também para espumantes) e seusdiretor-presidente Benildo Perini (na foto abaixo) está muito otimista, com uma projeção de 12 milhões de quilos de uvas (20% maior que no ano passado), mas com qualidade muito superior.


A Cooperativa Vinícola Garibaldi faz 80 anos nesta próxima semana (dia 22 de janeiro) e vai comemorar com uma festa para seus 340 associados. Mas o grande motivo de comemoração - além do fato de a cooperativa estar crescendo a olhos vistos sob a administração de Oscar Ló e a diretoria de enologia de Gabriel Caríssimi - é que por lá a safra também começou bem.
Na última 5a feira chegaram os primeiros carregamentos de 4 associados, trazendo Chardonnay (na foto) e uvas para suco, como Bordô e Concord. Segundo o enólogo Gabriel, as uvas para suco estão 20% mais doces do que no ano passado, e a Chardonnay está com maior concentração e acidez, garantia de bons e frescos espumantes.


3- Da Casa Valduga me chega a informação de que as primeiras Chardonnays estão sendo colhidas com 18 graus brix, o que é muito bom para quem vai fazer espumantes, e neste 2010/201, pelo equilíbrio entre calor e chuva que a Serra Gaúcha vem vivendo, as uvas estão sãs e de excelente qualidade. Nesta semana já serão colhidas as primeiras Pinot Noir, também para os espumantes e a expectativa é grande.

4- Por fim, a notícia oficial: o Ibravin divulgou nesta semana que há uma projeção de colheita de uvas 20% a 25% superior ao ano passado. Se isso se confirmar, essa será a maior safra da história brasileira com mais de 640 milhões de quilos de uvas. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante, as condições climáticas favoreceram boa parte do RS, os produtores de uvas e as empresas estão melhor capacitados para cuidar das uvas e fazer vinhos, além da tecnologia de ponta estar mais presente nas vinícolas.

Que venha uma LINDA safra e que tenhamos sempre bons motivos para brindar!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Passam de 650 os mortos nas cidades serranas do RJ



Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis (foto acima de Antonio Lacerda/Efe) foram duramente atingidas na madrugada de ontem, por uma tragédia em parte natural, em parte resultado da devastação provocada pelo homem.
Até a manhã de hoje, 3a feira, 13 de janeiro de 2011, a Defesa Civil dos municípios já contabilizou mais de 350 mortos. (Atualizando em 16 de janeiro de 2011 para o infeliz número de 650 pessoas mortas).
Em São Paulo o número de mortos não chega - felizmente - a 30 pessoas, mas há muitos desabrigados no estado e a cidade de Franco da Rocha continua debaixo d'água e sem acesso pela linha férrea, meio de transporte utilizado por milhares de pessoas que vivem nesse município dormitório e trabalham na capital.
Abro espaço neste blog para esses acontecimentos com o intuito de pedir que as pessoas se sensibilizem com as muitas famílias que neste dia (ainda chuvoso em São Paulo) perderam tudo e ajudem como for possível.
Façam doações na Cruz Vermelha (em São Paulo a sede fica na Av. Moreira Guimarães, 699 em Indianópolis - perto do Aeroporto de Congonhas - tel (11) 5056 8667) que podem ser de alimentos não perecíveis, leite longa vida, água mineral, produtos de higiene pessoal (escovas e pasta de dente, xampu, sabonetes em barra, absorventes, fraldas descartáveis) e de uso doméstico (água sanitária, vassouras, rodos, baldes, desinfetantes) e roupas em bom estado (de todos os tamanhos), além de roupas de banho e de cama.
Se você estiver na cidade do Rio de Janeiro, as doações podem ser feitas na sede da Cruz Vermelha, na  Pça da Cruz Vermelha, 10, no centro do Rio. Colchões, água, alimentos de fácil preparação, leite, cobertores e artigos de higiene estão entre as principais necessidades.
Doe! Não importa que pareça pouco para você. Uma peça de cada pessoa, uma garrafa de água, um pacote de macarrão pode aliviar a carga de quem não tem nada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chove Chuva, Chove sem Parar!


Eu adoro chuva, mesmo! E tem chovido muito neste meu 'ainda novo' Ano Novo.
Gosto do som da chuva, gosto do aroma de antes, durante e depois, gosto do vento forte, dos trovões e da névoa que algumas vezes se forma.
Gostaria mesmo de não ser tão 'adulta' e sair do apartamento e ir ficar lá no térreo, no meio do estacionamento, deixando a chuva cair sobre mim.
Dizem que a chuva traz sorte. Bem, com certeza não para os milhares de brasileiros (neste ano especialmente paulistanos, mineiros e goianos) que estão sofrendo com o excesso de chuvas e a consequente perda de lares, de plantações, de veículos e de vidas.
Verdade seja dita, não há como se rebelar contra a natureza, até por que em muitos casos é ela que nos está dando o troco do excesso de ruas asfaltadas e da falta de árvores (impedindo a permeabilidade do solo), de nossa falta de educação e respeito com o próximo quando jogamos "só um papelzinho" de bala na rua (entupindo bueiros que dão vazão ao excesso de águas), do deserviço de muitos governos com o dinheiro público deixando obras inacabadas e permitindo que as pessoas sigam vivendo em áreas de risco (sim, elas estão erradas, mas precisam de alternativas viáveis para se estabelecerem com suas famílias, pois são pagadoras de impostos também), mas a natureza se sustenta, nós é que não aprendemos que tudo o que retiramos dela nos será cobrado em algum momento.
Mas a chuva continua sendo boa. É ela que está fazendo falta no extremo do RS neste momento, prejudicando enormes áreas de agropecuária.
Obviamente que na Serra Gaúcha a quantidade de chuvas está adequada para começar a nos dar uma boa safra de uvas, mas a diferença entre o adequado e o desastre pode estar em apenas dois ou três dias de chuva contínua e forte, seguida de umidade e calor.
A natureza é sábia, nós ainda não somos.


Continuo apreciando a chuva. Continuo entendendo que é um momento de limpeza e renovação.
Nesta semana, por impossibilidade completa de ligar os computadores em razão dos fortes raios durante uma tempestade, fizemos aquilo que todos devemos fazer mas sempre adiamos: limpamos gavetas de roupas e armários e doamos tudo o que não pertencia mais às nossas vidas mas ainda estava na casa.
Mesmo antes de terminar eu já podia sentir a leveza de deixar as coisas irem embora.
E você? Já fez sua limpeza de verão? Já encarou a chuva como uma limpeza e uma possibilidade de renovação e não como 'mau tempo'?
Faça isso! Tinha uma música que já era meio cafona na minha época de adolescente, mas que funciona perfeitamente para hoje: "Deixa chover, deixa a chuva molhar. Dentro do peito tem um fogo ardendo que nunca vai se apagar" ou então aquela delícia do carnaval baiano: "A gente se olha, se beija, se molha, com chuva, suor e cerveja" (ou vinho branco...)!
Boa chuva, feliz semana!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Para Participar dos Eventos do "Bento em Vindima" 2011

Tenho recebido pedidos de informação sobre como participar dos eventos do 'Bento em Vindima 2011', assim deixo aqui o link do site da prefeitura de Bento Gonçalves, onde estão todas as informações necessárias, bem como endereços de emails e telefones para fazer as reservas de lugar.
Segue: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/ é necessário acessar as 'Notícias' e em seguida o seguinte título: "Município promove o Bento em Vindima".
Na foto ao lado, a Casa de Madeira, onde acontecerá o jantar harmonizado do dia 29 de janeiro.
Ela pertence a Casa Valduga e na mesma propriedade são feitas as geléias gourmet da empresa, bem como o suco de uva integral. Na casa há um restaurante sob o comando do chef Daian Felipetto, que serve uma culinária italiana moderna, mas com pratos baseados naqueles que os imigrantes trouxeram de suas regiões e adaptaram com os produtos locais.
Embora a aparência externa seja muito simples, o interior é moderno e foi totalmente reformado há pouco mais de um ano.
Ainda estamos definindo o cardápio e os vinhos desse evento, mas tenho certeza que ninguém sairá decepcionado!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O sertão nas praias de Floripa!

Os sortudos que estiverem passando o verão em Florianópolis (SC) - especialmente nas praias de Jurerê Internacional, Canasvieiras, Praia Brava e Daniela - terão a oportunidade de acompanhar o banho de sol e mar com os deliciosos camarões e ostras que a cidade oferece, harmonizados com os espumantes Terranova Brut e Moscatel, vendidos em carrinhos climatizados como os da foto abaixo.
É o segunda vez que a Terranova faz essa ação de marketing nas praias e os números contam que a ideia é excelente. Em 2009 foram vendidas 9 mil unidades.


Por 10 reais cada garrafinha de 250 ml (uma água de côco está custando 4 reais no Guarujá neste verão), quem nunca provou os espumantes feitos na fazenda Terranova no norte da Bahia (Vale do São Francisco), vai se surpreender com os produtos.

Para quem estiver na Serra Gaúcha - ou considerando uma ida até lá - é bom saber que a Vindima já começou e que a cidade está cheia de atrações.
No flyer abaixo está uma parte delas.
Eu também vou estar lá, dias 28 e 29 deste mês, apresentando uma palestra sobre harmonização e no dia seguinte conduzindo um jantar super especial, com vinhos brasileiríssimos, claro e com a culinária do chef Daian Felipetto, da Casa de Madeira.



domingo, 2 de janeiro de 2011

2010 de passagem


Fomos somente quatro pessoas na noite da passagem de ano, então aproveitei para caprichar um pouco mais na decoração da mesa, para tirar cristais do armário e fazer alguns arranjos de flores.
Tive até mesmo a 'ousadia' de ir ao Ceasa aqui em SP para comprar frutas e flores mais frescas, sob um  calor muito forte de dezembro.
O cardápio era bem simples, alguns petiscos leves, duas saladinhas (inclusive uma versão da americana cole slaw mas sem maionese ou creme), grãos de couscous marroquino com legumes grelhados e ervas, pernil assado por minha mãe (um escândalo de bom) e sobremesas com frutas.
Tomamos três vinhos, um espumante rosé brut do Adolfo Lona, um Sauvignon Blanc Daisy Rock 2008 da Nova Zelândia e para a meia-noite um espumante Fausto Pizzato brut, que acompanhou a sopa morna de lentilhas, ameixas, gengibre e damasco (uma receita asiática divina), um creme de maracujá e pêssegos, nectarinas e damascos assados com mel e noz moscada.
Foi uma noite tranquila, sob a luz suave das velas, acompanhada de meus pais, meu marido e minha gatinha e com vários bons brindes, assim como aqueles que faço para todos os leitores: saúde, harmonia, sucesso e muita PAZ em 2011!

Iluminem suas vidas, cuidem das pessoas que lhes são queridas, mas não esqueçam de outros que também necessitam de atenção. Façam as coisas com carinho e dedicação, tenham boas ações, bons pensamentos, respeito, ética e disposição para encarar os desafios. E brindem sempre a felicidade de mais um dia, de mais vida, de mais uma safra!