Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

384 amostras de 72 vinícolas - ANV 2011


Fico imensamente feliz em dar esta notícia, que recebi ontem da assessoria de imprensa Conceito Comunicação, lá de Bento Gonçalves.
A 19º edição da Avaliação Nacional de Vinhos teve 384 amostras de vinhos inscritas, vindas de 72 vinícolas. Um aumento de 48% em relação ao ano passado, fato esse que mostra dois aspectos importantes, um deles é a qualidade da colheita deste ano (pois todos os vinhos inscritos precisam ser de uvas colhidas em 2011) e o desenvolvimento da indústria do vinho fino no país, representada por 72 empresas de seis estados.


Dentre todas essas amostras apenas 30 restarão ao final e 16 delas serão apresentadas na degustação coletiva (para mais de 700 pessoas), no último sábado do mês de setembro, no evento mais importante do calendário anual da vitivinicultura brasileira.
Na foto acima (feita pela assessoria de imprensa no ano de 2010) estão os enólogos associados da ABE (Associação Brasileira de Enologia) que não apenas organizam o evento como também vão retirar eles mesmos as amostras nas vinícolas (para que não sejam enviadas amostras "especiais" diferentes da safra em curso), e depois as degustam em grupos.
Esse processo de degustação, seleção e avaliação dura todo o mês de agosto e envolve mais de 100 enólogos, divididos em equipes que degustam às cegas, na sala de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.
O grande objetivo dessa Avaliação não é conceder prêmios, medalhas ou pontos, mas sim mostrar quais foram os vinhos mais representativos da safra e, com isso, passar a compreender como está se comportando nossa indústria, nossas regiões e o trabalho dos homens de campo e de cantina que fazem nossos vinhos.
E, para o público como eu e você, é também uma enorme festa, a mais bem organizada que conheço, onde estão praticamente todos os nomes da indústria do vinho brasileiro, quer eles tenham suas amostras apresentadas quer não, reunidos em torno de um objetivo comum, bem definido pelo 'oráculo': 'Conheça-te a ti mesmo'.
É o que  precisamos fazer a cada dia, para compreender os desafios da técnica e da comercializiação dos vinhos neste país cheio de potencialidades.
Parabéns à ABE e aos 72 produtores que decidiram colocar seus produtos à prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário