Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Boas Novas do Frio!


As baixas temperaturas que tomaram conta do sul e sudeste do Brasil nos últimos dias trouxeram uma boa notícia para o mundo do vinho: a vinícola Pericó, de São Joaquim, conseguiu colher as uvas Cabernet Sauvignon congeladas a -9º para começar o processo do que deverá ser a segunda safra de seu Icewine.
As fotos abaixo foram enviadas pela assessoria de imprensa da vinícola.


Uma parte da colheita começou na madrugada do dia 28 de junho, nos parreirais que ficam a 1300 metros acima do nível do mar.
O tecido que se vê no solo do vinhedo é uma rede que protegia as uvas do apetite dos pássaros, afinal a colheita para os vinhos tradicionais terminou há aproximadamente dois meses, portanto as uvas que ficaram estavam com enorme concentração de açúcar. Um pitel para as aves.
Abaixo, um cacho de uva colhido nesse dia.


O longo processo que teve início nesta semana ainda não tem data para terminar, mas a safra 2011 do Icewine será, com certeza, ainda mais surpreendente do que a anterior, devido às baixas temperaturas e ao expertise adquirido com a primeira safra.
Bons goles e excelente final de semana para todos!



3 comentários:

  1. Buenas,
    Se continuar assim aqui pras bandas do sul, vamos ter de começar a esquentar vinho tinto pra beber... hoje faz 5° e uma umidade de gelar o tutano, de dia beira de lareira de noite beira da parrilla.. e dê-lhe malbecoso...
    saludos
    Zz

    ResponderExcluir
  2. Opa,
    hoje ganhei duas garrafas c.s./merlot e um premium c.s. do vinho Don Abel, feito numa vinícola na cidade Casca aqui no Sul...vou esperar passar uma tosse que me acompanha desde Mendoza pra descorchar as botellas....
    hasta
    Zz

    ResponderExcluir
  3. E o Brasil vai mostrando todas as caras possíveis do vinho. Dê mais alguns anos e teremos , quem sabe, até nossa própria denominação de "Icewines".
    Por que se continuar essa "safra" de invernos recentes, o Canadá que aguarde...
    Que frio hoje na Serra Gaúcha!!! O Vale dos Vinhedos coberto pelo gelo! Lindo (de passear dentro do carro tomando, de manhã, um belo chocolate quente).
    Abraço!

    ResponderExcluir