Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sommelier agora é 'quase' profissão!

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado brasileiro aprovou, ontem, por unanimidade e em caráter terminativo, a regulamentação da profissão de Sommelier.
A matéria segue, agora, para a sanção da Presidente Dilma Rousseff.
O texto aprovado, de autoria do deputado Eduardo Cunha, que tramitava desde 2008, afirma que o Sommelier é o profissional que "executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas, e em comissaria de companhias aéreas e marítimas".
O projeto também prevê que esse profissional seja formando em cursos específicos, seja no Brasil ou no exterior, ou exerça a profissão de forma regular há pelo menos três anos na data da aprovação da lei.
Pessoalmente eu creio que essa regulamentação chega em boa hora, pois tira da margem aqueles que decidiram (muitas vezes por investimento do próprio bolso e outras vezes com a ajuda de seus empregadores), trilhar o caminho do estudo, degustação, serviço e conhecimento dos vinhos para melhor atender aos seus clientes.
Em tempos de preparação para Copa do Mundo e Olimpídas, e em um momento no qual a indústria vitivinícola brasileira cresce e tenta se afirmar como séria, a profissionalização é muito bem vinda.
Ela, também, abrirá caminho para a formação de um sindicato de profissionais e para que as escolas que oferecem cursos nessa área passem a separar aqueles que realmente estão dispostos a carregar caixas, controlar adegas, trabalhar em pé por longas horas e finais de semana, degustar vinhos corretos e não corretos e depois disso tudo oferecer o melhor atendimento cortês e ético para seus clientes, daqueles que apenas querem ostentar mais um título em seu cartão de visitas.
Boas novas para todos os profissionais sérios e éticos!



Um comentário: