Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Gente do Vinho

Volta e meia não resisto a fazer uma seção 'Caras' por aqui. Mas desta vez é apenas com gente do mundo do vinho.
Vamos lá: vou começar pelas 'meninas' que estavam na gravação do programa 'E por falar em vinho', que vai ao ar no Canal Rural. Se vocês não as conhecem, devem ao menos conhecer os vinhos que elas fazem que são, antes de mais nada, espumantes impecáveis, entre outros.
Na foto estão: Taline de Nardi (Vinícola Santa Augusta-SC), Beatriz Dreher Giovanini (Vinícola Dom Giovanni-RS) e Hortência Ayub (Vinícola Campos de Cima-RS).
Alguns dos vinhos que suas famílias produzem são o Espumante Brut e um branco doce de Moscato Giallo da Santa Augusta em Videira (da Taline, a de branco), os elegantíssimos espumantes da Don Giovanni de Pinto Bandeira (da Beatriz, a de vermelho) e o espumante brut e o Ruby Cabernet da Campos de Cima de Itaquí, na Campanha (da Hortência, a de preto). Se não tiverem oportunidade de conhecer essas três mulheres interessantíssimas (e lindas, não?), ao menos conheçam seus vinhos.
Na foto abaixo, feita no último final de semana no Chile (no bar de vinhos da Casas del Bosque no vale de Casablanca), estão o enólogo Meinard Bloem e o winemaker/empresário David Giacomini, dividindo um vinho e muitas histórias.
O enólogo Meinard trabalha para o braço chileno da Bodega O.Fournier e faz saborosos Sauvignon Blanc e alguns cortes tintos deliciosos. David é brasileiro, mas tem um pé 'plantado' no Chile, onde possui um vinhedo que produz uva Sauvignon Blanc para nada mais nada menos que a Viu Manent (se você não conhece os vinhos dessa vinícola, deveria conhecer!). Em comum esses dois têm a paixão pelos vinhos brancos.
Não tive tempo de mostrar antes, mas mostro agora uma foto (não muito boa pela falta de luz do local), do dia em que a Miolo fez a apresentação de alguns de seus novos vinhos e seus projetos, com a presença do enólogo consultor, o francês Michel Rolland. Na foto estão Fábio Miolo, a jornalista Liane Szabo e Michel Rolland, numa noite cheia de bons vinhos e boas conversas.
Logo no dia seguinte desse evento tivemos uma agradável degustação dos vinhos franceses da Mas de Daumas Gassac, oferecida pela importadora Mistral.
Na foto abaixo, com os dentes ainda brancos, estão Didú Russo (de amarelo) e Eduardo Milan, duas boas companhias para qualquer degustação.
Ontem, como disse aqui, estive em dois eventos que aproximaram o Rio Tejo do Rio Douro de forma nunca antes imaginada. Um estava no restaurante Praça São Lourenço e o outro no Baby Beef Rubayat, com apenas 2,5km de distância um do outro. Coisas de São Paulo.
No evento do Tejo conheci Luisa (foto abaixo), da casa Agrícola Paciência, que veio mostrar um vinho branco delicioso, o Ping'amor, uma combinação inusitada das castas brancas Fernão Pires e Chardonnay, com um ligeiro toque frisante. Divertido que só. Vejam o rótulo na outra foto.

Quem está olhando para a garrafa com curiosidade é a Alessandra, nossa querida assessora de imprensa, cujo filhote ainda no ventre já deve saber a diferença de aroma entre um Touriga Nacional e um Tinta Roriz!
E no último evento do dia, a dupla Cristiano Van Zeller e João Roquette, em um momento que mostrou o nível de descontração da apresentaçnao de algumas jóias da vinicultura do Douro.
Portugal, com toda sua história e conhecimento sobre vinhos, tem encontrado espaço em seus corações e taças para se renovar, de forma genial, e reconquistar mercados que já foram estratégicos para eles e que andavam perdidos para chilenos e argentinos.
Ontem, Tomás Roquette, da Quinta do Crasto, contou que o Brasil voltou a ser, em 2010, o mercado exportador número um para sua empresa, o que não é pouca coisa para uma empresa poderosa e importante como a deles.
O que me chamou mais a atenção, novamente falando de 'pessoas', foi o fato de que ao final da longa degustação (mais de 20 rótulos), foram apresentados três Portos Vintage. Quase ninguém usou as cuspideiras disponíveis. Ou seja, mesmo depois de muitos (e bons vinhos) pois a enorme maioria tinha estado presente ao evento do Tejo também, os vinhos do Porto apresentados não podiam ser desperdiçados.
Grande vinhos, grandes pessoas, muitos bons brindes!




Um comentário: