Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bruschettas!

Não se enganem, o objetivo deste post é realmente abrir o apetite.
Mas não é só isso.
Serve para quem está sem ideias para o jantar, para aquele lanche caprichado, para acompanhar aquele vinho com os amigos ou até para reforçar aquela sopa do jantar dos dias frios.
Antes de mais nada a dica principal: pão do tipo italiano ou ciabatta. Conserve-o em um saco plástico, se possível na geladeira. Vai durar dias.
Faça um inventário da sua geladeira pois as bruschettas para uma ou duas pessoas podem ser feitas com um pouquinho de cada coisa.
O que não pode faltar:
1-azeite extra-virgem
2-tomates maduros
3-um dente de alho
4-pimenta-do-reino moída na hora
5-algum tipo de queijo (uns pedaços de mussarela, um pouquinho de gorgonzola, um final de saquinho de parmesão ralado, umas bolinhas de mussarela de búfala etc)
6-algum tipo de embutido (copa, presunto parma de preferência em fatias bem finas)
7-algumas ervas (manjericão, orégano)
Antes de mais nada separe as fatias de pão e esfregue o dente de alho naquelas que levarão a mistura de tomates e regue-as com azeite. Essa medida de azeite é a da vovó (nem muito, nem muito pouco).
Para facilitar sua vida, coloque todas as fatias já numa forma que poderá ser aquecida. Acenda o forno em temperatura baixa, só para aquecer.
Selecione o que você tem em casa e vamos às sugestões de coberturas: A- misture em um potinho tomates bem picados, misturados com folhas de manjericão rasgadas, azeite, pimenta moída e um pouquinho de sal. Se você tiver, pode colocar tomates cereja em metades e bolinhas de mussarela em metades. Separe uma folhas bonitas de manjericão para decorar.
B- berinjela, pimentões, abobrinha e outros legumes ligeiramente refogados (ou até em conserva).
C- queijo gorgonzola, passas e um pouquinho de creme de leite para dar quase a textura de um patê denso.
D- um tomate muito maduro esfregado sobre o pão para deixar aquele líquido saboroso, cubos de mussarela e orégano. Também fica bom com finas finíssimas de presunto ou copa.
E- ricota e pesto.
F- ricota, morangos fatiados e um poeira de açucar para cobrir tudo.
G- por fim, uma dica bem diferente: geléias gourmet, como as da Casa de Madeira. A que eu acho mais versátil é a de morango com pimenta, que tanto pode ser usada na bruschetta com ricota e morangos frescos da sugestão acima, quanto na opção deliciosa que é: ao invés de azeite, passe a geléia de morango com pimenta no pão, cubra com uma leve camada de queijo cremoso e fatias finas de presunto parma ou copa. Aqueça ligeiramente e prove. É delicioso.
Aliás, essas geléias são uma boa pedida para ter na geladeira. Transformam um singelo peito de frango grelhado em uma refeição única, uma costeleta de porco em um prato de restaurante. Nessas opções de carne, a de morango é perfeita, mas vale também tentar as de cabernet sauvignon e de malbec (nenhuma delas têm álcool).
As últimas podem ser usadas também na mesa do chá da tarde, acompanhando uma cuca de uvas. vai fazer bonito!
Ah! Não esqueci dos vinhos não. Para acompanhar essas bruschettas vale um bom Cabernet Sauvignon, como o Núbio da Sanjo de Santa Catarina, um Chianti bem fácil de beber e um rosé se o dia estiver mais quentinho, como o espumante da Dal Pizzol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário