Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Feriado P, M, G e GG


Algumas dicas que deverão 'servir' para o próximo feriado do dia 3 de junho.
Os tamanhos poderão se inverter se você não estiver em São Paulo como eu estou, claro, pois a distância depende do referencial (blog também é cultura...).
Tamanho P
Cidade: Gonçalves a 200km de SP


Pousada: Bicho do Mato (foto ao lado)
Por que serve: Silenciosa, bem localizada, culinária de primeira, fogão a lenha para você mesmo esquentar o pão e o queijo no café-da-manhã (foto abaixo), lareira no chalé, rede na varanda e outras 'cositas más'.
Tem uma carta de vinho bem razoável até, mas vale negociar para levar seu rótulo especial.
A micro-cidade é charmozinha, com uma deliciosa cachaçaria e a loja irresistível da 'Senhora das Especiarias'.


Tamanho M
Cidade: São Joaquim a "quase" 850km de SP
Hotel: São Joaquim Park (foto da vista do quarto do hotel)


Por que serve: é longe de Sampa, é verdade, mas para quem gosta de frio é 'porto-seguro' (sem trocadilho).
As estradas para chegar lá são boas em sua maioria apesar de sinuosas, mas perfeitas para quem adora uma estrada (só não beba NADA antes de dirigir).
A cidade em si tem poucos atrativos, mas existem vinícolas imperdíveis como a Villa Francioni (foto) e a Sanjo (que é uma cooperativa e tem uma loja deliciosa de produtos derivados de maçãs). Além disso é possível provar com mais facilidade os vinhos da Suzin (que também fica lá mas ainda não tem instalações próprias), da Quinta Santa Maria e os da Pericó, ambas tem lojas perto do hotel. Mas não esqueça, faz frio MESMO!

Tamanho G
Cidade: Bento Gonçalves, distrito de Pinto Bandeira (RS)
Pousada: Don Giovanni  (foto da entrada da vinícola)
Por que serve: Bem, são 990 km desde São Paulo então vale a pena pegar um avião, mas a época é oportuna, as comemorações pelo Dia do Vinho estarão em pleno vigor e há muito para ver e fazer. Se for possível vale a pena até esticar mais um dia do feriado. A pousada fica dentro da vinícola e é bem charmosa, embora não seja luxuosa. Mas existem vários outros tipos de luxo por lá. Um deles é a culinária, o outro é a paisagem e principalmente o clima (no sentido literal e no figurado). E, não dá para esquecer, você estará em Bento Gonçalves, com MUITAS coisas para ver e fazer. Na foto abaixo, uma das refeições da pousada (a foto é de André Chasset).

Tamanho GG
Cidade: Santiago - Chile
Hotel: Panamericana Hoteles - Providencia (foto do site)
Por que serve: Os vôos para o Chile ainda estão com preços de temporada media-baixa, sendo possível encontrar bons negócios. Esse hotel é simpático, com bom serviço e fica a uma caminhada de vários restaurantes e bares. Os pontos turísticos mais distantes são acessíveis por metro. Dá para visitar as vinícolas do vale de Casablanca, que ficam a pouca distância de Santiago, a Concha y Toro (com bela estrutura turística), o casarão da Cousiño Macul e ainda fazer um tour em uma estação de esqui. Tudo isso em apenas 4 ou 5 dias.
Santiago é uma cidade agradável, de gente bem-educada, solícita e discreta. Os vinhos, em sua grande maioria, dispensam apresentações. A gastronomia evoluiu muito nos últimos anos e não dá para esquecer que os pescados são o forte do país. E dá para deixar para fazer compras no free-shop do aeroporto, cheio de souvenirs interessantes e uma boa loja de vinhos. 
Nas fotos (atum com crosta de gergelim negro e natural, espuma de cebolas e ervas) e o jardim da vinícola Concha Y Toro em Peumo, na imagem a casa do patriarca Don Melchor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário