Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dal Pizzol - 35 anos!


Este ano marca alguns aniversários importantes de vinícolas brasileiras.
Um deles é da Vinícola Monte Lemos, que produz as marcas Dal Pizzol e Do Lugar no distrito de Faria Lemos, município de Bento Gonçalves (RS).
Uma das formas de comemorar os 35 anos da empresa é o lançamento de um vinho assemblage com 45% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 10% de Ancellotta. 
Chama-se Dal Pizzol 35 anos - safra 2005 e será apresentado hoje à noite para a imprensa paulista em um jantar onde estará presente um dos donos da empresa, Antonio Dal Pizzol, que todos conhecem carinhosamente como 'Toninho'. Na foto abaixo estão (da direita para a esquerda o enólogo-chefe Dirceu Scottá, o irmão mais velho Rinaldo Dal Pizzol e Antonio Dal Pizzol).


O irmão mais velho, Rinaldo, é um dos grandes conhecedores da história da vinicultura brasileira. Ainda não é oficial, mas ele está auxiliando o enófilo Sérgio Inglez de Souza e escrever um livro exatamente sobre essa história que tão bem conhece e que deverá ser lançado ainda neste ano.
Toninho é a pessoa mais conhecida pelo enófilos, seja por sua tranquilidade e simpatia ou por que faz questão de estar presente onde seu vinho está. E por fim, o enólogo Dirceu Scottá é o talento por trás dos rótulos da empresa. Chegou à Dal Pizzol ainda como estagiário (quando o enólogo-chefe era Ademir Brandelli) e foi galgando postos até chefiar a equipe que faz os vinhos da empresa. Dirceu foi, por duas vezes, presidente da Associação Brasileira de Enologia, onde ainda tem um cargo diretivo.
Hoje a Dal Pizzol produz 250 mil garrafas por ano sendo que desse total 51% são vinhos tintos, 12% são brancos, 32% são espumantes de 5% é de suco de uvas.
Vale lembrar que, no VI Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em Garibaldi no ano passado com 205 amostras, a única Grande Medalha de Ouro concedida foi ao espumante 'Do Lugar Brut'. A foto ao lado mostra a garrafa do vinho que comemora os 35 anos da empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário