Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O vinho dos 35 anos da Dal Pizzol

Toninho Dal Pizzol apresenta com orgulho a garrafa do vinho tinto assemblage que comemora os 35 anos da empresa fundada por seu pai, Atílio.
Toninho contou emocionado, pouco antes do jantar de ontem no Varanda Grill em SP, que mesmo diante de todos os desafios, a cada ano que passa é mais uma parte do sonho que se realiza. "Minha meta agora é ver a empresa chegar sólida aos 50 anos, que será no mesmo ano em que eu farei 75, são números bem bonitos não?".
Também estava no jantar o enólogo-chefe da vinícola Dirceu Scottá, que me falou sobre o desafio de continuar fazendo vinhos que tenham boa aceitação no mercado e que mantenham o estilo da empresa, de não utilizar madeira em seus produtos, de oferecer vinhos com o que de melhor podem obter dos diferentes terroirs com os quais trabalham.
A produção de uvas para os vinhos das marcas Dal Pizzol e Do Lugar não é totalmente própria. Existem dez produtores parceiros da vinícola que trabalham sob o rígido controle que Dirceu e sua equipe impõem à esses viticultores. "Tínhamos mais produtores, mas muitos deles não quiseram trabalhar dentro dos parâmentros de produtividade e de cuidados que desejamos para nossas uvas, então ficamos somente com 10 deles" explicou Dirceu.
Sobre o jantar no Varanda Grill há pouco para dizer, senão o fato de que esse é um dos poucos 'restaurantes especializados em carnes' que valem a pena. Não é uma churrascaria. Dá para perceber a diferença? Dizer que as carnes são especiais é um 'overstatement'.
Outra: um dos melhores sommeliers da cidade trabalha lá. É o jovem Tiago Locatelli que aparece na foto abrindo uma das garrafas do 35 anos. Tiago tem aquelas raras qualidades dos bons sommeliers: discreção, tranquilidade, atenção e não quer aparecer mais do que os vinhos que tão bem conhece e aprecia. Nem precisava, mas ainda por cima ele é gente boa, simpático e inteligente.
Quanto ao vinho, bem, digamos que enquanto as pessoas deixavam o vinho respirar, discutiam aromas e coisa e tal, eu bebi o meu. E provoquei risos em Dirceu Scottá, que esperava - provavelmente - algum comentário mais versado de minha parte.
O vinho está muito bom. Gostoso de beber, bem feito e harmonioso. Precisa dizer mais?
Ah! Sim, parabéns à Vinícola Monte Lemos pelos seus 35 anos. Que venham muitos mais!

Um comentário:

  1. Oi Silvia! Já sabia deste vinho através da newsletter do Afonso Ritter e estava curiosa. Ou melhor, ainda estou! Espero ter a chance de degustar em breve.
    Bjks

    ResponderExcluir