Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 11 de maio de 2010

CONFRARIA BRAZUCA!

Que soem os tambores e as maracas! Os repiques e os triângulos!
Finalmente, depois de algumas vindas e muitas idas conseguimos organizar a primeira reunião de nossa Confraria Brazuca, dedicada (adivinhem?) exclusivamente a degustação de vinhos brasileiros.
Somos oficialmente quatro pessoas (quase cinco, pois o quinto elemento não conseguiu participar). Dois jornalistas (eu e Marcos), uma sommeliére e hoteleira (Juliana) e um enófilo dedicado (Pagliari). Estamos na foto abaixo (eu não apareço pois fiz a foto...) junto com alguns amigos que nos deram o privilégio de comparecer diretamente do Rio Grande do Sul, de Salvador e do Distrito Federal para nossa degustação:

Escolhemos para a primeira reunião a uva Merlot, em vinhos varietais sem safra definida. Desgustamos os oito vinhos às cegas, fizemos nossos comentários e depois revelamos os rótulos, que aparecem na foto.  Foram sete garrafas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. A safra mais antiga foi 2005 e a mais nova 2008.

 
1) Salvattore Merlot 2008 - Flores da Cunha
2) Suzin Merlot 2007 - São Joaquim
3) Cavalleri Segredo 2006  -Bento Gonçalves (este e o número 4 estão trocados na foto em relação à nossa ordem de degustação)
4) Salton Volpi 2006 - Tuiuty -Bento Gonçalves
5) Adaga - Cave de Pedra 2006 - Vale dos Vinhedos
6) Giaretta 2008 - Guaporé
7) Casa Perini 2008 - Farroupilha
8) Reserva Panizzon 2007 - Flores da Cunha

O mais interessante da degustação foi o fato de que os vinhos dividiram opiniões de forma bastante contundente e nos abriram algumas possibilidades de pensamento em relação à uva Merlot ser considerada por muitos como a uva emblemática brasileira. Pessoalmente eu não concordo, mas até entendo o ponto de vista. Fato é, como bem ressaltou Pagliari, a tipicidade da Merlot em solos brazucas se comporta de forma diferente em cada terroir, aportando muita distinção entre as amostras provadas.
Quando já havíamos terminando nossa degustação e nos preparávamos para o jantar, recebemos mais visitas, vindas diretamente da APAS. Entre elas os dois herdeiros da Casa Perini de Farroupilha (Franco e Pablo Perini) e a enóloga e Diretora Comercial da Valduga, Juciane Casagrande. 
Tivemos um longo e divertido jantar de pizzas da RITTO, acompanhadas dos vinhos que degustamos e de algumas garrafas de espumante brut Peterlongo, Chandon e Vallontano.
Um excelente experiência que vamos repetir em breve. 
Na última foto, quase toda a turma reunida.



Nosso agradecimento aos proprietários da Ritto Pizza Bar e aos funcionários que nos auxiliaram por toda a degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário