Colheita 2016

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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não se vive só de marca

Recebi hoje uma newsletter dando a notícia de que a Maison de Champagne Piper-Heidsieck está à venda. Não as garrafas, a marca!
Grupos de comercialização de bebidas super poderosos como Diageo e Pernod Ricard, estão nessa dança palaciana que pode alcançar a soma de 450 milhões de euros!
O atual proprietário, Rémy Cointreau (sim, esse mesmo do licor e do cognac) vem amargando 20 anos de perdas com a marca. E com a recessão que vem se assentando sobre a Europa nos últimos ano,s as coisas ficaram ainda mais complicadas para a Maison de Reims.
Mais de 45 trabalhadores foram demitidos neste ano e a Maison não vem conseguindo crescer globalmente há tempos.
A notícia vem do site www.luxist.com
Triste, não é? Ter uma marca poderosa, em um dos terroirs mais valorizados do mundo não é garantia de lucro. Aliás, esse fato só vem reforçar a noção de que os lucros com o mundo dos vinhos (super premium ou não) não são tão altos como se imagina. É preciso continuar trabalhando a marca incessantemente e isso também custa caro.
Abaixo a foto de uma das caves subterrâneas da Maison, que tem uma visitação intensa e até mesmo um carrinho no estilo Disney que atravessa as caves de amadurecimento do Champagne.

Um comentário:

  1. Silvia,
    Espero que depois da venda da marca o Champagne continue excepcional.

    Digo pois dos que eu já pude provar, achei um dos mais surpreendentes, e sendo assim faço questão de guardar uma garrafa do Piper-Heidsieck em minha humilde adega, para uma ocasião especial.

    abços,

    Cassiano Barreto

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