Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Convito di Romagna


Contando que nenhum vôo atrasou, hoje, domingo, estou na Itália, mais especificamente em Faenza, uma pequena cidade do norte, a leste de Bologna em direção ao mar Adriático.
Fui convidada, assim como meu amigo e também jornalista Marcos Pivetta, para participarmos do Vini ad Arte, um evento anual que apresenta a nova safra dos vinhos tintos da uva Sangiovese da região da Emiglia Romagna.
Os produtores (foto abaixo) se reúnem em uma espécie de consórcio, para favorecerem a divulgação e comercialização de seus vinhos e promovem o evento dentro do Museu de Cerâmica de Faenza, reunindo duas coisas que os italianos tanto apreciam, arte e vinhos.

Para os jornalistas (acredito que também estarão colegas de outros países), a programação é extensa e dura dois dias inteiros, com visitas a vinícolas, palestra sobre a uva Sangiovese nessa região, degustações e, é claro, jantares muito especiais, incluindo um restaurante em Ímola que tem duas estrelas no Guia Michelin.
Faz frio, a temperatura prevista para este final de semana não deve ultrapassar os 10/11 graus, mas isso favorece o consumo dos tintos e ajuda na elegância das mulheres (principalmente das gordinhas como eu).




As fotos acima são da edição do ano passado desse evento e mostram o Museu de Cerâmica (que está prestes a ser tombado pelo patrimônio histórico e cultural da Unesco) e o público da degustação.
Na segunda-feira, logo após o término do evento, vou para a cidade de Verona, onde vou visitar a vinícola Cesari, importante produtora de Amarones na terça-feira e no mesmo dia sigo para Conegliano, para conhecer meia dúzia de produtores de espumante Prosecco (de verdade!) até 5a feira à tarde.
Assim, já deu para perceber que não terei tempo livre para escrever no blog por alguns dias, mas com certeza volto cheia de novidades para contar.
Enquanto isso, bons goles e Salute!

Um comentário:

  1. Cara Silvia,

    Que legal! Ótima viagem. Aproveite bastante. Essas viagens, apesar de bastante cansativas, são sempre muito legais. Depois quero informações dos vinhos provados hein :)
    Abraço
    Eduardo Milan

    ResponderExcluir