Contando que nenhum vôo atrasou, hoje, domingo, estou na Itália, mais especificamente em Faenza, uma pequena cidade do norte, a leste de Bologna em direção ao mar Adriático.
Fui convidada, assim como meu amigo e também jornalista Marcos Pivetta, para participarmos do Vini ad Arte, um evento anual que apresenta a nova safra dos vinhos tintos da uva Sangiovese da região da Emiglia Romagna.
Os produtores (foto abaixo) se reúnem em uma espécie de consórcio, para favorecerem a divulgação e comercialização de seus vinhos e promovem o evento dentro do Museu de Cerâmica de Faenza, reunindo duas coisas que os italianos tanto apreciam, arte e vinhos.
Para os jornalistas (acredito que também estarão colegas de outros países), a programação é extensa e dura dois dias inteiros, com visitas a vinícolas, palestra sobre a uva Sangiovese nessa região, degustações e, é claro, jantares muito especiais, incluindo um restaurante em Ímola que tem duas estrelas no Guia Michelin.
Faz frio, a temperatura prevista para este final de semana não deve ultrapassar os 10/11 graus, mas isso favorece o consumo dos tintos e ajuda na elegância das mulheres (principalmente das gordinhas como eu).
As fotos acima são da edição do ano passado desse evento e mostram o Museu de Cerâmica (que está prestes a ser tombado pelo patrimônio histórico e cultural da Unesco) e o público da degustação.
Na segunda-feira, logo após o término do evento, vou para a cidade de Verona, onde vou visitar a vinícola Cesari, importante produtora de Amarones na terça-feira e no mesmo dia sigo para Conegliano, para conhecer meia dúzia de produtores de espumante Prosecco (de verdade!) até 5a feira à tarde.
Assim, já deu para perceber que não terei tempo livre para escrever no blog por alguns dias, mas com certeza volto cheia de novidades para contar.
Enquanto isso, bons goles e Salute!
Cara Silvia,
ResponderExcluirQue legal! Ótima viagem. Aproveite bastante. Essas viagens, apesar de bastante cansativas, são sempre muito legais. Depois quero informações dos vinhos provados hein :)
Abraço
Eduardo Milan