Muito bem redigida e importante, eu não quis adaptar por receio de não conseguir fazer melhor:
Desempenho desigual
Venda de espumante gaúcho aumenta 13% no ano passado, mas o setor dos vinhos nacionais não apresenta o mesmo dinamismo
Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br
08/02/2011
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) acaba de divulgar um balanço com os grandes números relativos à comercialização de vinho nacional no ano passado. Os espumantes gaúchos bateram recorde de consumo em 2010: 12,5 milhões de litros da bebida foram vendidos em 2010, um aumento de cerca de 13% em relação a 2009. Se forem incluídos os vinhos borbulhantes elaborados no Nordeste e em Santa Catarina, a quantidade de espumante brasileiro vendida no ano passado passou dos 14,5 milhões de litros. Também a venda de suco de uva foi bem no ano passado: aumento 20% em relação a 2009 , atingindo um total de 36,7 mihões de litros.
Já os vinhos brasileiros como um todo, excluindo-se os espumantes, perderam mercado em 2010. A venda de todos os tipos de vinhos, comum e finos (feitos com uva viníferas), regrediu 3,3%,. No ano passado, foram comercializados 232 milhões de litros de vinho. Em 2009, o número chegou a 240 milhões de litros. A boa notícia (para o setor nacional) foi que a venda de vinho tinto fino cresceu 3,4% em 2010 e atingiu a marca de 13,48 milhões de litros comercializados.
Outra leitura que quero sugerir é a do blog de minha ex-aluna do curso de sommelier do SENAC, Laura Aria. Recém-formada em Gastronomia também, ela ainda nos brinda com as incertezas da juventude de quem tenta entrar no mercado de trabalho, e de quem vê a vida ora como bênção e hora como praga. Delicioso de ler.
Laura querida, talvez sua vocação seja o jornalismo gastronômico. Minha única tristeza ao lhe dizer isso é que seus ganhos não irão melhorar muito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário