Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Colheita na Europa

A colheita na Europa segue rápida, em uma safra 'mais ou menos' para algumas regiões, como me disseram amigos que estão por lá trabalhando.
Mas no norte da Itália - fora as chuvas de final de verão que estão atrapalhando um pouco - ao que tudo indica as uvas brancas vão indo bem.
Quase todos os produtores de Conegliano e Valdobbiadene (no Vêneto) já estão terminando a colheita da uva Glera, novo (e feio) nome da antiga Prosecco.
Recebi hoje várias e lindas imagens da colheita da vinícola Bisol, uma moderna e poderosa cantina da região, cujos espumantes são comercializados no Brasil por duas importadoras (Mistral e Expand) ao menos.
Seguem as fotos, que falam mais do que tudo que eu possa dizer!





No final de fevereiro deste ano, quando visitei a região, os vinhedos de Cartizze estavam assim (foto abaixo). Quem me acompanhou foi o enólogo e um dos herdeiros da empresa, Desiderio Bisol.



Empresários vinhateiros como a família Bisol fazem alguns dos melhores espumantes Prosecco que existem.
Esses produtos quase nada se parecem com os 'genéricos' que são consumidos em baldes nos casamentos paulistanos. Os Proseccos Superiore, são vinhos de extrema elegância, delicados, de aromas bastante frutados, pouco açúcar residual e excelente corpo.
Mas são mais caros que os genéricos, é óbvio, por isso ainda são pouco conhecidos por aqui.

Boa semana para todos e excelentes brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário