Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mesa Posta - Parte 2

A semana do meu aniversário teve muito mais 'mesa posta' do que coloquei aqui antes, portanto segue a continuação.
Quando contei para meu marido sobre o risoto que os alunos do CCI do Senac fizeram, ele ficou com àgua na boca e eu, que sei bem que ele sempre merece um agrado, resolvi fazer um em casa.
Os ingredientes eram linguiça, radicchio roxo e ervilha fresca. O vinho que acompanhou foi um Cabernet Franc Premium 2006 da Casa Valduga. 


No dia do aniverário, entre muita correria de trabalho e aula, teve bolo de frutas que a mãe e o pai trouxeram, feito pela Walquíria, banqueteira de primeira linha daqui de SP. Para acompanhar, um licor de limão siciliano geladinho.
Como eu fiz 44 anos, ficamos os nós 4 apenas (risos). Na verdade foi pura falta de tempo para fazer qualquer coisa mais.
No entanto, tive outro bolo nesse dia, dessa vez uma surpresa da Joyce, coordenadora dos cursos livres do Senac Penha. Logo depois da degustação com palestra que proferi, os alunos cantaram parabéns e foi servido um lindo bolo de chocolate, que acompanhou o espumante Prosecco da Aurora.


No almoço desse mesmo dia tínhamos ido (eu, marido, pai e mãe) ao Ráscal, do Shopping Villa Lobos. Como é padrão deles, a comida estava deliciosa e tinha até arancini (bolinhos de risoto recheados com queijo e empanados - na receita deles vai pimenta da jamaica!).


Tomamos duas garrafas de vinho, um Pinot Noir 2009 da linha Volpi da Salton e o Syrah Porcupine Ridge da África do Sul, ambos servidos com muita simpatia pelo sommelier Rodrigo.


O meu prato de massas era mais 'discreto', com apenas metade de um porpetone, lasanha vegetariana e mais dois arancini.


O "Festival Gastronômico Cigano" do meu aniversário se encerrou em grande estilo, na sexta-feira à noite, no restaurante Di Paolo, no Castelo Benvenutti, entre Bento Gonçalves e Garibaldi.
Junto a um agradável grupo de jornalistas gaúchos, jantamos com os espumantes da Gran Legado, feitos por uma pessoa muito querida, o enólogo Christian Bernardi.


Quem fez o serviço foi o Adair, maitre da casa, sempre atencioso e dedicado.
O Di Paolo, para quem não conhece, é a mais famosa das casas do grupo Geremia, e também a mais premiada. Faz mais de uma década que o galeto que eles preparam rende uma estrela no Guia Quatro Rodas.
A refeição por lá não poderia ser mais típica da serra e começa sempre com a sopa de capeletti (chamado - quando é assim pequenino - de agnollini), com pão caseiro e caldo. 


Eu que não gosto de sopas tomei dois pratos desse, para vocês terem uma ideia do quanto isso é bom. E acompanhado de espumante brut e um pouco de kren. Não sabem o que é kren? É um tempero típico da região, feito com raiz forte e vinagre. Delicioso.


Depois, seguindo a linha 'diet da serra' aparecem a salada de radicci (um almeirão mais delicado) com bacon crocante, salada de batata, polenta brustolatta (polenta cortada em pedaços e aquecida na chapa de ferro) e queijo colonial frito. 
Acreditem que depois disso tudo ainda aparecem três variedades de espaguete (com funghi, com queijos e com molho de tomate) e o galeto propriamente dito (que eu nem comi).
Para finalizar, nada melhor do que uma taça de moscatel e o sagu com creme.


A bem da verdade, depois de tudo isso eu deveria ter pedido de presente para meu marido uma  semana em um spa...





Um comentário:

  1. Oi Silvia! Parabéns, um pouco atrasado, não somente pelo aníver, mas também pelas maravilhosas postagens. A fábula do cachorro é muito verdadeira... Amei a foto da taça que vc fez na Larentis! Expressa tudo de bom que a primavera e o vinho proporcionam. Muitas safras excelentes para vc! Bjks

    ResponderExcluir