Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Preço dos Vinhos

Caros leitores, uma das minhas postagens mais lidas de todas é aquela que fala sobre o preço dos vinhos.
Realmente, por uma série de fatores, o preço dos vinhos brasileiros é, em geral, muito alto e impeditivo, por não estimular precisamente que o consumidor encontre, entre os produtos nacionais, algo que lhe agrade por um preço justo. Temos que 'acreditar' sem provar ou pagar caro para ver. Isso não estimula a curiosidade do comprador.
Mas não vou discutir isso novamente. Vou sim colocar um link (com a devida permissão do autor) para uma análise comparativa do preço dos vinhos praticados pelas importadoras, feita pelo enófilo carioca Oscar Daudt, do portal EnoEventos:
http://www.enoeventos.com.br/201103/compara5/compara5.htm
Acho a sua leitura obrigatória para nós consumidores e apreciadores. Ela faz um comparativo dos preços praticados no Brasil e nos EUA com vinhos europeus e latinoamericanos das mesmas safras.
Francamente, não entendo como os produtores e importadores querem aumentar o consumo de vinhos de qualidade com essa política de preços (e nem vamos mencionar o tal do selo fiscal). Ela nos empurra sempre para as bebidas mais baratas e muitas vezes de menos qualidade.
Os EUA estão em recessão? Talvez. Ao menos lá isso é declarado. Aqui a inflação começa sua "marcha atlética" e ninguém parece reparar.
Aoq ue tudo indica por aqui a "lei do Gérson" continua se sobrepondo ao capitalismo puro e simples, que deveria ser o mínimo esperado.
Boa leitura e, se possível, bons goles!



Um comentário: