Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Cosmopolitan


Sou fascinada por coquetéis, mas vivendo no mundo do vinho raramente tenho chance de fazê-los, coisa que também aprecio.
Mas desta vez resolvi dar um tempo nos vinhos e em meio da decoração das festas parei para fazer um Cosmopolitan, um dos coquetéis clássicos, conhecido e preparado em todo mundo onde exista seu ingrediente principal: suco de cranberry (foto abaixo), uma frutinha da América do Norte, ligeiramente parecida com a cereja, mas mais clara e ácida. Sua popularidade é devido ao fato dela produzir no final do outono, quando outras frutas já sumiram das prateleiras.

Mas, para que ao menos uma vez fiquemos satisfeitos com a globalização, já é bem mais fácil encontrar suco processado de cranberry em nossas prateleiras. Não é tão saboroso como o original mas não chega a fazer feio.
Para preparar essa receita você vai precisar de uma coqueteleira, duas taças estilo de Martini (eu escolhi um par um pouco diferente) e umas quatro pedras de gelo.
1. Retire com cuidado a casca de um limão e faça duas tirinhas estreitas, coloque em água fria. Deixe uma tira maior em separado
2. Esprema o limão num copo. Você vai precisar de 60 ml (o medidor de whisky costuma ter 50ml)
3. Coloque na coqueteleira as pedras de gelo, 120 ml de vodca, 60 ml de suco de cranberry, o suco de limão e 60 ml de licor Cointreau.
4. Tampe a coqueteleira e bata vigorosamente por meio minuto
5. Coloque nas taças e torça a casca mais larga de limão para que o óleo perfumado cubra a superfície do líquido
6. Decore com a tira fina de limão e sirva imediatamente.

Aqui em casa fomos prosaicos: acompanhamos o coquetel com um sanduíche de pão italiano, copa, tomate em fatias, mostarda de ervas e bastante salsinha.

Bons goles e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário