Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Blog do Sérgio Inglez

Para os que não conhecem (embora eu saiba que muita gente tem por hábito consultar os blogs preferidos do autor de seu blog preferido), sugiro a leitura do blog do enófilo Sérgio Inglez de Souza (na foto ao lado jogando damas do vinho).
http://todovinho.blogspot.com/2011/12/vinhos-do-brasil-aos-poucos-luz-no-fim.html
Sérgio faz parte de um pequeno e seleto grupo de homens do vinho que não são preconceituosos com os vinhos brasileiros. Muito ao contrário, acredito que ao lado de mais dois ou três nomes apenas, ele seja um dos que mais conhecem a produção nacional (sim, fora do círculo dos enólogos e dos donos de vinícolas, muito pouca gente sabe do que está falando em termos de vinhos nacionais).
Não é à toa. Seu pai é um dos importantes nomes de uma das grandes instituições de ensino brasileiras, a ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) localizada na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Assim, Sérgio cresceu sob o olhar e influência de um homem que tinha respeito pela terra e por seus frutos. Mas fez seu nome em outras áreas sem nunca deixar a paixão pelo vinho. Professor, ex-presidente da SBAV, consultor de vinícolas, é uma pessoa de respeito.
Seus textos, assim como os meus, não falam apenas da produção brasileira, mas falam dela no mesmo patamar no qual falam das outras, criticando e elogiando com o mesmo ardor. Leve-se em consideração que a experiência de Sérgio é muito mais longa do que a minha, portanto ele tem como fontes pessoas que eu mesma admiro à distância.
Seus livros (da série "Vinhos, o prazer é todo seu") ensinaram muita gente os meandros desse produto que tanto apreciamos.
Leiam seu blog, a postagem de hoje é especialmente boa. Honesta e clara, como poucos.
Grande abraço Sérgio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário