Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Última semana do ano


A louça utilizada no almoço de Natal ainda não está toda guardada, nem os papéis dos presentes foram todos descartados ou preservados ainda. 
Mas esta é a última semana do ano. Ainda bem!
Aprendi, há muito tempo, que o ser humano precisa - para o bem de sua sanidade mental - de começo, meio e fim das coisas. Precisa organizar o mundo, as ideias, a casa, a gaveta de calcinhas...
Aprendi, também, que apreciamos os rituais e que toda cultura os têm. Por isso celebramos e muitas vezes, mesmo relutantes, embarcamos em uma festa ou outra. 
É necessário celebrar. Celebrar é reconhecer que algo começou, terminou, passou. É um momento de dizer para nós mesmos que há um novo tempo, uma nova chance, um novo dia. 
Sim, tudo isso continua existindo mesmo sem o ritual, mas a cabeça não fica muito 'assentada' sem ele e - acreditem - muitas vezes a gente nem se dá conta de que eles são tão necessários.
Minha avó dizia que 'quando nasce, casa e morre' a gente tem que estar lá, como testemunha, como companhia, como ser humano, ficando alegre junto, sofrendo ou confortando o sofrimento, mas fazendo parte de um momento que pode não parecer extamente nosso, mas é, como seres sociais que somos.
Assim, esta semana é de conclusões, de limpeza, de finalizações.
Tudo bem, segunda-feira que vem é só mais uma segunda-feira certo? Que pena se você pensa assim. O calendário está lhe oferecendo uma oportunidade coletiva de dizer coisas que precisam ser ditas, de fazer coisas que precisam ser feitas, de voltar os olhos para dentro de si e fazer alguma espécie de balanço, zerando as contas.
Não vou dizer que é fácil, pois não é. Muita gente diz que tudo isso é bobagem para evitar o desconforto de se deparar com os 'não fiz, não consegui ou pisei na bola'. Mas a consciência é mais fácil de conviver quando nos é clara e é o primeiro passo para limpar nossas atitudes, nossas ações.
Portanto, não tem vinho hoje e nem comida.
Tem a coruja, símbolo da inteligência, coragem e atenção, para desejar que nesta semana vocês (assim como eu estou tentando fazer) finalizem o que precisa ser finalizado, pensem no que precisa de atenção, limpem o que precisa ser limpo, dentro e fora de vocês!
Excelente última semana do ano de 2011!
Ufa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário