Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal em Branco

www.youtube.com/watch?v=ddVZOK_9UUI


Não, eu não vou 'passar o Natal em branco' no sentido que vocês estão pensando. Passarei a noite com excelentes amigos e uma parte da família, e o dia 25 com outra parte da família, em um almoço bastante íntimo.
Por 'Natal em Branco' entenda-se a nossa mania de copiarmos os quitutes dos povos que celebram o Natal em pleno inverno, sob a neve. 
Se até mesmo a música imortalizada na voz de veludo branco de Bing Crosby (White Christmas) pode se renovar, como no vídeo que está nesse link acima, por que não nós?
Por isso aqui vão algumas dicas (ou alternativas) para acompanhar o 'peru de Natal' - que eu gosto, mas sei que a maioria das pessoas come por obrigação. Aliás numa data como essa, na qual até gente que nunca vai para a cozinha resolve se arriscar, por que fazer uma coisa que quase ninguém come - peru- o ano inteiro (a não ser a mulherada da dieta, que come no lugar do presunto) justamente num dia festivo?
Tradição, normalmente, é uma coisa que a gente repete pois tem algum significado, uma significância e, nesse caso, agrada ao paladar. Então, por que não mudar se isso realmente não tem muito significado para nós?
Algumas sugestões aqui são bastante sofisticadas e vão além do lugar comum. No entanto, duvido que uma boa cozinheira (como grande parte dos brasileiros e brasileiras são) não dê conta de fazer.

As Entradas

Vinho Jerez seco espanhol, geladinho, com figos, damascos, pão rústico e queijo gorgonzola...
 ... camarões feitos na frigideira com manteiga, azeite, limão e um pouquinho de pimenta fresca...
...canudinhos de carne agridoce, com molho de soja ou pimentão...
...salada de cenoura ralada e cubos de abacaxi gelado, com menta. O molho é de tomates secos picados, com um pouco de alecrim...
...sorbet de manga com creme batido com manjericão e grãos de romã, para limpar o paladar...
...ostras frescas com molho pesto, apoiadas numa bela vasilha com sal grosso.

É claro que tudo isso acompanha vinhos brancos, muito mais leves para nosso verão - que veio forte - e mais delicados para os pratos.
Pode-se começar com o Jerez bem seco, ou até com um Madeira mais leve, sempre refrigerados, ou começar com um espumante Brut, de método Charmat, mais frutado e fácil de beber, bem geladinho.
Mas as ostras 'pedem' um Sauvignon Blanc, enquanto a salada vai fazer um belo par com um Viognier.
Claro que vou sugerir rótulos brasileiros para esses brancos, como o Viognier da RAR/Miolo, o Sauvignon Blanc da Aracuri ou da Sanjo ou ainda o Moscato Giallo da Don Guerino.
Entre os espumantes Charmat, prove o Do Lugar (da Monte Lemos, dona da marca Dal Pizzol), o Ponto Nero da Domno, o Chardonnay da Aurora ou ainda o Poesia do Pampa, da Guatambu.

Os Pratos Principais

Eu entendo que não é fácil variar, principalmente se o 'tradicional' virou uma questão familiar e os netos esperam o ano todo para comer aquele prato que a vovó só faz no Natal. Daí é realmente difícil. Mas uma boa dica é observar aquilo que sempre sobra mais a cada ano e deixar de fazer, trocando esse prato por uma coisa nova, que poderá virar - com o tempo - uma nova tradição. 
O bacana disso é buscar pratos mais leves, que respeitem mais nosso clima e o fato de que a ceia é muito tarde e o almoço de Natal chega menos de doze horas depois. Haja estômago!
 ...uma dica muito elegante é o prato de batatas cozidas, caviar e azeite de trufa, com raminho de rúcula...
...os vegetarianos vão agradecer por essa berinjela recheada com legumes, milho e tomate cereja, temperada com ervas e assada. Se você achar leve demais, pode cobrir com um pouco de queijo ralado e gratinar...
...luxo brasileiro mesmo é a cauda de lagosta com molho de manga ou caju, servida com ervas, que pode ser acompanhada daquele tradicional arroz com passas ou com amêndoas e espumante...
....o lombo de porco vem recheado com um mix de cogumelos e ameixas e é acompanhado de legumes ligeiramente refogados...
...para quem não 'passa sem massa' o fagotini de frango leva manteiga de ervas e nesse caso lascas de trufas e parmesão...mas pode ser servido com azeite de trufas e parmesão também...
...para fechar as dicas de pratos principais, que tal um pernil assado na cachaça com batatas rústicas e ameixas? a receita dele está aqui: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI283878-16777,00-PERNIL+ASSADO+NA+CACHACA+COM+ALECRIM+E+BATATAS+RUSTICAS.html

Não Esqueça das Crianças!

 E se para os adultos é, as vezes, meio enjoado comer dois dias seguidos aquela montanha de pratos pesados acompanhados de muita cerveja estupidamente gelada e de muito vinho tinto mais quente do que deveria, imagine só para as crianças?
Sim, acredito que elas devem ser estimuladas a provar de tudo e que também estão mais interessadas nos novos brinquedos e na companhia de primos e amigos do que na comida.
Mas mesmo assim, um belo prato de escondidinho de frango com purê de batata gratinado vai ser capaz de agradar muitas crianças (e vários adultos também). Dá até para usar ervilhas congeladas e cenouras em cubinhos no recheio, para acrescentar nutrientes. 

As Sobremesas!

Sou fã de panetone, um dos poucos doces dessa época que realmente me tiram do sério. E por conta desse 'gostar acima da média' é que tenho que me controlar, senão como demais.
No entanto, como sobremesa não vale comer pão recheado não é (ainda mais essas versões absurdas recheadas com mousse ou outras coisas estranhas)? Muito menos as rabanadas, que apesar de deliciosas têm as mesmas calorias da refeição quase inteira. E, convenhamos, também é uma comida natalina de país frio, assim como as bolachinhas cheias de manteiga e açúcar.
Num país tropical como o nosso, nesta época que é a melhor do ano para as frutas, que tal uma torta de côco, laranja e limão, como a da foto abaixo?
 ...ou macaroons de pistache recheados com uma bola de sorvete de morango...
 ...e como a mania importada de agora são os cupcakes, esses com glacê em formato de árvore fazem a beleza de qualquer mesa de Natal, junto dos docinhos confeitados como renas e Papai Noel. Pequeninos, podem ser servidos ao final da festa, com o cafezinho ou o licor (gelado, por favor).

 Por fim, se você não conseguiu se afastar das frutas secas das festas, que tal preparar essa 'empadinha' doce de frutas? Acompanhada de uma taça de Moscatel geladinho, como o da Garibaldi ou o da Vinícola Santo Emílio, ou de um vinho de sobremesa como o Intenso da Salton, ou o Colheita Tardia da Aurora, é para sonhar com um Feliz Natal todos os anos!

Todos esses pratos (todos mesmo!) podem ser acompanhos de vinhos brancos. Para a massa de frango e para o pernil escolha Chardonnays mais encorpados, como o Gran Reserva da Valduga ou o Chardonnay da Villaggio Grando de SC, que passam por barricas de carvalho.
Para os outros pratos alguns Chardonnays sem passagem por madeira, como o da Pizzato ou o Reserva da Aurora serão boa companhia. Se você conseguir encontrar, o Gewurztraminer da Salton ou o da Dal Pizzol irão bem com a lagosta, embora eu mesma prefira esse prato com um espumante feito no método tradicional, como o Brut da Don Giovanni ou o rosé do Adolfo Lona.
Opções não faltam para sair do tradicional, tanto na comida quanto na bebida. Agora é só aproveitar!
Bons brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário