Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O granizo e as uvas

Muita gente, assim como eu, ficou impressionada com a quantidade de granizo que caiu sobre algumas cidades da Serra Gaúcha na semana passada, na noite de quarta-feira.
Até mesmo no Jornal Nacional (o arauto nacional) a notícia ocupou vários minutos.
As informações oficiais do IBRAVIN dão conta de que 2 mil produtores rurais de cidades como Flores da Cunha (foto acima), Caxias do Sul, Nova Pádua e Farroupilha tiveram perdas expressivas, que podem chegar a 20 milhões de quilos de uvas.
Isso literalmente destrói o vida e o ganha-pão de muitos agricultores, que passam o ano cuidando de seus parreirais na crença de uma boa safra que lhes garanta o sustento por mais um ano.
Isso é muito triste e vai exigir medidas rápidas e efetivas para auxiliar esses produtores (pois vários deles  não têm seguro).
Mas, e aqui vai um enorme "MAS", quase não afeta o vinho fino, pois esse granizo não atingiu com a mesma força os vinhedos de espaldeira das uvas finas, da forma que afetou os parreirais das uvas de mesa (ou uvas americanas, usadas para suco, vinhos de garrafão e para consumo ao natural).
Como vi que a televisão (que adora uma tragédia) colocou todas as uvas na mesma cesta, imagino que muita gente tenha pensado que nossa produção de uvas finas para vinhos esteja também comprometida.
Pelas informações que obtive até agora, falando com alguns amigos nas regiões afetadas (Flores da cunha, Vacaria, Vale dos Vinhedos), as uvas para vinhos finos estão bem. Aliás, muito bem: a ameaça de estiagem que começava a pairar sobre os parreirais (que normalmente sofrem com a umidade excessiva) foi momentaneamente afastada com as chuvas dos últimos dias.
Ou seja, para os produtores de vinhos finos continua tudo bem no sul, e a safra que se anuncia deverá vir com qualidade excepcional.
Claro que não se pode contar com o omelete antes dos ovos serem postos e tudo está na mão da mãe natureza. Mas até agora, nada de ser arauto da desgraça, ao menos para as uvas finas!
Bons brindes e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário