Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Suco de uva Integral

Quando reproduzi aqui o infográfico que o Ibravin me cedeu, mostrando quanto de suco de uva existe em cada tipo de 'suco de uva' que as pessoas compram, recebi várias mensagens pedindo informações.
Como não sou especialista no assunto (mas sendo jornalista conheço quem é), fui pedir para uma pessoa muito querida, a enóloga Geyce M. Salton, dona de uma fábrica de sucos, que escrevesse algo para o blog.
Gentilmente, e com as lindas fotos acompanhando, ela me enviou o texto abaixo.
A empresa dela e do noivo (foto abaixo entre os vinhedos) chama-se Vistamontes Sucos Naturais e fica na linha Paulina, no distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves (RS).

O SUCO DE UVA INTEGRAL - Por Geyce Marta Salton


São inúmeras as evidências associando o consumo de vinho tinto aos benefícios à saúde humana. No entanto, muitas pessoas apresentam restrições ao consumo de bebidas alcoólicas e, nestes casos, o consumo de suco de uva integral vem sendo anunciado como uma substituição com benefícios equivalentes.
O suco de uva integral é aquele obtido através da simples extração do líquido do grão da uva por variados processos, sem receber nenhuma adição de insumos, como açúcares, água ou conservantes. Os açúcares presentes no produto final provêm exclusivamente das uvas.
A princípio, o suco pode ser elaborado com qualquer variedade de uvas, desde que atinjam uma maturação adequada e apresentem ótimo estado sanitário. Porém, para elaborar um bom suco de uva integral deve-se utilizar variedades que possuam um bom equilíbrio entre o açúcar e a acidez e, além disso, que mantenham suas características organolépticas após a pasteurização.
O suco produzido em muitos países de tradição vitícola é elaborado com uvas Vitis vinifera, tanto de variedades brancas quanto tintas, como Moscatos, Cabernets...  Já o suco de uva brasileiro é elaborado principalmente com as uvas Vitis labrusca, de origem americana. Dentre as cultivares, merecem destaque a Concord, Isabel e Bordô para a elaboração de suco de uva tinto e a Niágara Branca para a elaboração do suco de uva branco.
 O volume elevado de cultivares da espécie Vitis labrusca existentes na Serra Gaúcha é um dos principais fatores responsáveis pela sua utilização no suco de uva, garantindo um produto de elevada tipicidade e qualidade.
Por ser um produto 100% natural, as características finais do suco de uva guardam estreita relação com a qualidade da uva. Em função disso, uvas de qualidade são imprescindíveis para a obtenção de um suco de uva saboroso.
Os cuidados no manejo do vinhedo, adubações, controles de doenças e determinação exata do ponto de colheita são muito importantes para a obtenção da qualidade ideal das uvas para suco.
O processo de elaboração consiste no esmagamento das uvas, com separação do engaço (os cabinhos). Logo após inicia-se o aquecimento das uvas para a extração do suco. Este período é necessário para o desprendimento da cor e do aroma das cascas, e para separação do líquido.

Após este breve período (entre 1h e 2h) o suco é pasteurizado (aquecido a 85°C) e envasado a quente. Esse processo garante a conservação do suco por até 3 anos na embalagem original.
Todo o processo produtivo, desde a colheita da uva no vinhedo até o suco pronto para beber, ocorre de maneira àgil e asséptica, garantindo o sabor e o frescor da fruta madura.
Quer saber mais? Acesse o site da empresa: www.vistamontes.com.br
Obrigado Geyce, pela disposição e carinho!
Bons goles de suco de uva para todos!



Um comentário:

  1. Adorei a matéria, me ajudou muito com os trabalhos do meu curso de nutrição. Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir