Colheita 2016

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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Viatura Borbulhante" em Porto Alegre

Uma estratégia de marketing promocional ativo, adotada por variados segmentos de produtos como higiene pessoal e alimentação, chegou ao mundo do vinho através do Ibravin.
Entre os dias 8 e 12 de dezembro um veículo com uma imensa rolha de espumante na cobertura e um grupo animado (e bem informado) de atendentes, visitou bares e restaurantes da capital gaúcha oferecendo espumantes brut e moscatel. Eles também aproveitavam a ocasião para informar sobre uma feira de vinhos e sucos que acontecerá na cidade entre 15 e 19 de dezembro.
Embora eu entenda que muita gente vai dizer que não se distribui bebida alcoólica de graça na rua, ainda assim acho a iniciativa genial e - quando bem executada - uma forma excelente de levar ao consumidor um produto que ele, infelizmente, aprecia mas ainda conhece pouco.
Os espumantes são o tipo de vinho que melhor combina com o clima brasileiro e com nossa variada culinária. Além disso, a indústria nacional atingiu um patamar de qualidade que vem rendendo inúmeras premiações nacionais e internacionais e - o mais importante - vem conquistando consumidores que tem comprado mais espumantes nacionais com o passar dos anos.
Os números preliminares do Ibravin confirmam que o crescimento de vendas neste ano já deve estar em torno de 12,5% em relação ao (bom) ano passado. O volume deve chegar a 13 milhões de litros de espumantes comercializados no ano de 2010 - em 2009 foram 11,2 milhões de litros.
Quando me perguntam quais 'champagnes' comprar, eu sempre digo que se não for Champagne mesmo (da França, da região de mesmo nome, para quem ainda não sabe disso), deve-se provar os inúmeros muito bons (e alguns excelentes) espumantes nacionais.
Ainda nesta semana (se a caixa que eu encomendei no sul chegar) vou fazer algumas imagens e colocar algumas dicas de rótulos para auxiliar aqueles que ainda não fizeram suas compras para as festas.
Por favor, não bebam mal. Evitem a todo custo aqueles 'lambruscos' genéricos e 'prosequinhos' de uma Itália duvidosa, com gás injetado como refrigerantes, que gente séria só bebe para não perder o amigo. Pelo mesmo preço (ou até menos) provem bebidas de verdade, feitas por gente que sabe o que está fazendo. Não é por que borbulha e está em uma garrafa de formato correto que é coisa boa.
E por fim, se for para beber mal, não bebam. O nosso corpo não precisa disso. Tomem água com gás, tomem sucos naturais, tomem chá gelado, mas não bebam porcaria - isso acaba com a festa de todo mundo.
Parabéns ao Ibravin pela ação divertida e informativa!
Bons goles!

P.S.: Só para não me chamarem de preconceituosa, tenho que deixar claro que existem sim bons espumantes da uva prosecco (não só da Itália como do Brasil) e também alguns (esses são poucos) espumantes da uva lambrusco, mas eles não custam 12, 15 reais. Entre os bons proseccos importados, os preços para produtos sérios começam em 30 reais. E nessa faixa de preço (mesmo abaixo dela) dá para beber muito bem os produtos nacionais.

Um comentário:

  1. oi Sílvia, também achei muito boa a idéia de aproximar do grande público e principalmmente surpreender os futuros consumidores com essa campanha da ibravim, ontem estive na serra pra pegar uns sucos pro restaurante e fiquei muito bem impressionado com o movimento de excursões no vale dos vinhedos.... a sala da dona Isabel, na vinícola Lídio Carraro tava cheinha....... sábado vou a Porto Alegre nessa feira no cais do porto... o lugar tem um por do sol q é algo.....regado a um bom espumante então...
    saludos
    José

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