Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GUIA DE VINHOS DO BRASIL

Caros leitores do blog Vinho Verde Amarelo, é com muito prazer que posso - finalmente - contar para vocês uma das coisas que estive fazendo nos últimos meses em prol dos vinhos brasileiros: o Guia ADEGA Vinhos do Brasil.
A ideia estava na cabeça dos editores da Inner (o publisher Christian Burgos e o editor Arnaldo Grizzo) há mais de um ano. Mas a empresa teve o prazer de poder fazer a edição brasileira do guia Descorchados (do chileno Patricio Tapia), que foi lançado na última Expovinis, e isso tomou bastante tempo.
Com o Descorchados entregue (para quem não sabe o guia é um sucesso editorial em muitos países, com várias centenas de vinhos chilenos e argentinos degustados, pontuados e comentados), o guia brasileiro começou a ser feito.
Isso tudo aconteceu há vários meses e de lá para cá estivemos degustando, pesquisando e escrevendo essa primeira edição que mostra, mais do que tudo, a diversidade da produção nacional e o patamar de qualidade que muitos produtos já alcançaram.
Como colaboradora da revista ADEGA há quatro anos, dedicada na maior parte do tempo aos vinhos nacionais, ainda assim me surpreendi com vários produtos que eu não conhecia (entre vinícolas novas e antigas) e fiquei muito feliz ao notar quão poucos vinhos ficaram de fora por problemas de qualidade.
Tenho certeza que uma degustação como essa não poderia ter sido feita 10 anos atrás, pois os vinhos brasileiros evoluiram muito nesse curto espaço de tempo.

Os 275 vinhos degustados (isso mesmo pessoal!) foram provados às cegas por mim e pelo enófilo e colega editor de ADEGA Eduardo Milan (foto abaixo), em várias etapas, todas com o apoio da equipe do restaurante Praça São Lourenço em São Paulo e do sommelier Nei.
Claro que alguns produtos ficaram de fora, pois não tínhamos como receber toda a produção nacional sem chamarmos a atenção para o projeto que, ao menos nesse primeiro momento, deveria ser secreto para garantir que não nos fossem enviadas garrafas 'especiais', só para serem degustadas para um guia.
Assim, os produtores nacionais (algumas vezes através de associações e entidades) foram convidados a enviar os produtos que quisessem, desde que ainda estivessem em comercialização no mercado e, preferencialmente com safra de 2008 em diante.
Confesso que nem eu mesma sei todas as amostras que chegaram, pois para garantir a integridade da degustação, enós degustadores não podíamos saber o que já estava na redação e o que não estava.

O fato é que, 100 dias depois de nossa primeira degustação, o Guia ficou pronto!
Acredito que os enófilos vão encontrar muitas informações úteis e uma outra facilidade: a compra em bancas de jornal por um tempo determinado e também no site www.lojaadega.com.br O preço está por volta de R$ 25,00.
Bons (e brasileiríssimos) goles!


6 comentários:

  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA.NÓS QUE LUTAMOS PELOS VINHOS BRASILEIROS AGRADECEMOS.
    SUCESSO SEMPRE
    BEIJOS DE LUZ

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia, qué bom trabalho! Parabéns, e o mais gande desejo de sucessos. Com certeza vamos divulgar a notícia! Espero encontrar você ainda na Avaliação Nacional de Vinhos, dia 24 em Bento Gonçalves. Grande abraço, DANIEL

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa . O vinho brasileiro caminha a passos largos rumo ao reconhecimento internacional . Este guia vai ajudar muito .

    ResponderExcluir
  4. oi, Silvia, parabéns pela iniciativa e pelo trabalho de reunir vinhos brasileiros num guia, otimo para consultar a qualquer hora. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Silvia, parabéns pelo guia! Ainda é grande a ignorância e preconceito com a produção nacional e o guia vai ajudar muito. Qualquer um que tenha ido visitar as vinícolas na Serra Gaúcha sabe como nosso vinho evoluiu e fiquei orgulhoso com sua iniciativa.

    Abraço e boa sorte! Jeferson

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo o blog.
    Agora o Brasil está mostrando ao mundou o seu potencial na fabricação de vinhos, por sinal muito bons.

    Ambientes finos

    ResponderExcluir