Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mesa Posta

Nesta semana é meu aniversário e estou me sentindo como numa festa de casamento de ciganos - daquelas que duram dias e dias...
Como viajo muito, meus amigos resolveram fazer pequenas comemorações, que iniciaram na sexta-feira passada com um super agradável almoço no Le Jazz Bistrô (foto abaixo).


 Eu estava acompanhada de minha prima Ana Maria e dos belos pratos abaixo: brandade de bacalhau com salada verde e entrecôt com batatas fritas e molho verde especial. Boa conversa, boa comida, ambiente simpático...essas coisas que realmente contam.


No domingo foi a vez de encontrar meu compadres, cuja casa/sítio tem o privilégio de ter algumas árvores frutíferas, entre elas a linda amoreira, carregada de frutas em diferentes estágios de amadurecimento. Uma festa para os pássaros e para mim!


Mas o melhor (fora a companhia de meus queridos amigos) foi o banquete alemão que nos foi oferecido. Na mesa abaixo estão apenas os aperitivos, servidos na varanda. O almoço teve goulash, spatzle, purê de maças e repolho roxo em conserva. Delícia...


Enquanto as mulheres comiam amoras sob o pé, os homens apreciavam o pôr-do-sol e a brincadeira dos cães. Dias como esse são tão valiosos e perfeitos que devem ser guardados na memória.


E ontem, segunda-feira, quatro de meus alunos do curso de sommelier me ofereceram um jantar de aniversário. Um luxo que só é possível quando os alunos são, também, quase formandos do curso de Chef Internacional.
Na foto estão Rodrigo, Gustavo, Luiz e Cristiana. Em suas 'outras' vidas eles são: advogado, dono de loja (e formando em logística), nutricionista (e professor da Fatec) e jornalista.


A elegante entrada foi uma salada caprese nessa montagem inovadora. Acreditem-me, essa é uma mesa de um apartamento temporário de estudantes (diferente de uma república de estudantes de engenharia, por exemplo).


O prato principal foi um risoto com três tipos de funghi, enriquecido pelas novas técnicas aprendidas por eles na escola e por um toque de espumante.


As sobremesas foram impressionantes, delicadas, frescas, bem apresentadas. E combinaram à perfeição com o late harvest da vinícola Aurora.
Os outros vinhos da noite foram um espumante da Casa Valduga (Brut Arte), um espumante da Guatambú (Poesia do Pampa demi-sec), um Cabernet Sauvignon Gran Reserva Terraced da Luis Felipe Edwards e o de sobremesa da Aurora.


Todos esses encontros fazem com que fique mais fácil "mudar de idade" e me fazem lembrar que compartilhar comidas, bebidas, pensamentos e vivências com pessoas que o fazem por que querem e não porque precisam, é um dos maiores privilégios da vida.
Sou grata por esses privilégios e pelas pessoas especiais que fazem parte de meus (quase) 44 anos.

2 comentários:

  1. silvia, é sempre um prazer dividir fogão e desfrutar da boa companhia dos amigos, da boa comida e de bons vinhos. você já faz parte desse círculo. bem vinda!

    ResponderExcluir
  2. Sou eu quem agradeço por ser uma das ciganas de sua festa,prima!Rimos muito,comemos bem,bebemos um pouquinho( de acordo com o horário e com a lei seca,rsrsrs)e parlamos,parlamos,parlamos...que sua festa dure uma vida,minha querida ...bem vivida,com muita saúde,harmonia,sabedoria e amor...muito amor...Beijos

    ResponderExcluir