Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Teoria e Prática

Os leitores mais antigos do blog já sabem que uma parte de minha vida profissional é passada em sala de aula. Sou professora do curso de Formação de Sommelier em Vinhos do SENAC do Campus de Águas de São Pedro.
Lá, que é um paraíso quente (a temperatura está constantemente acima dos 25 graus), posso dar minhas aulas em uma estrutura privilegiada, pois a escola faz parte do complexo do Grande Hotel de Águas de São Pedro (foto) e tem modernas instalações para os cursos de Gastronomia e Hotelaria.
Na semana passada, no entanto, contei com um privilégio a mais, vindo especialmente de Bento Gonçalves.

O sommelier Vinícius Santiago, que há quatro anos trabalha na vinícola Salton, localizada no distrito de Tuiuty (foto) na saída da cidade de Bento, veio fazer uma palestra e trouxe três vinhos para serem degustados pelos alunos.

Vinícius, que é paulistano de nascimento, vive no mundo do vinho gaúcho há muitos anos (tantos quanto sua juventude permite), quer seja estudando enologia, vivendo e trabalhando na França ou como funcionário de uma das maiores vinícolas brasileiras. Na foto abaixo ele aparece decantando o Salton 100 anos, no restaurante subterrâneo da vinícola, no meio do ano passado.


Para os alunos do curso do Senac preparamos, como disse Vinícius, uma aula em "jogral", ou seja nos dividimos para explicar um pouco do que é o vinho culturalmente e como ele se insere em diversas camadas da sociedade, seja através da religião, da moda, das tradições locais e até mesmo da arte.
Durante as mais de três horas de aula degustamos o espumante Salton Evidénce (na foto abaixo servido aos colegas por um dos alunos) e os tintos Volpi Pinot Noir 2010 e Salton Talento 2006.

Vinícius ensinou técnicas, contou histórias, falou de ética e saúde e até mesmo mostrou como se abre um espumante 'com emoção' mas sem permitir que a rolha voe pela sala.


Como professora eu acredito que os alunos aprendem pela teoria, pela prática e pelos bons exemplos. Por contra disso é que faço questão de ter profissionais em sala de aula que sejam respeitados pelo mercado por seu comportamento correto e seu saber apurado.
Vinícius, fica aqui meu agradecimento público por sua disponibilidade e profissionalismo. Espero que os alunos tenham aproveitado esse momento especial.
Obrigado!

3 comentários:

  1. Eu é que agradeço a oportunidade! A turma é excelente e acredito que grandes sommeliers e enófilos sairão dali!

    Eu, aqui em Bento Gonçalves, ando cuidando do Wine'n'Bossa. Essa semana começam os posts diários, então imagina só a correria!

    E eu estou viajando em Sauvignons Blancs e Simon & Garfunkel. Aguarde!

    ResponderExcluir
  2. Buenas Sílvia,
    a Salton é um show a parte começando pelas instalações.. o prédio é uma imponência...atualmente creio que sou o morador do vale do caí que mais bebe talento.. comprei algumas caixas pro restaurante e não sei porque mas não roda lá, com isso sempre que posso faço uns assados em casa e degusto com "talento", ehehe
    saludos
    Zzé

    ResponderExcluir
  3. Excelente aula! Sobre teoria e prática, aliás a teoria não pode ser separada da prática. Se não me engano quem escreveu isso foi Pontes de Miranda ou Teixeira de Freitas, ambos juristas da velha guarda e bons de caneta. Beijos.

    ResponderExcluir