Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Algumas Notícias de Agosto

Como escrevi no começo do mês, agosto é muito movimentado.
Assim, vou colocar hoje algumas notícias do que tem acontecido no mundo do vinho brasileiro nesses dias.
Como dizia meu professor de História da Comunicação do 1o ano da faculdade: "A informação se auto-alimenta". Imagino que se ele ainda é vivo, deve estar exultante ao perceber como a internet movimenta tudo isso. É através dela (e dos blogs de colegas jornalistas, enólogas etc) que ficamos sabendo rapidamente do que está acontecendo.
Então hoje temos duas visitas obrigatórias, uma ao blog da Caren Muraro - da vinícola Muraro de Flores da Cunha - que nos conta que a poda seca já está começando. Olha o link dela aqui:
http://myownvineyards.blogspot.com


A foto acima, infelizmente, não é atual, mas foi feita em 2008 nesta mesma época em Encruzilhada do Sul, na propriedade da Vinícola Angheben. Mostra as videiras recém-podadas e aguardando o início da brotação, que acontece assim que os dias do final do inverno ficarem mais longos e a terra se aquecer ligeiramente. A seiva - armazenada para a sobrevivência da planta durante o inverno e para auxiliar seu enraizamento - volta a circular e em poucos dias os brotos verdes começam a aparecer.
Ê ê ê natureza linda e perfeita. A Caren que é viticultora, farmacêutica e quase enóloga, provavelmente poderá dar detalhes através do blog dela, para quem quiser ir mais fundo no assunto.

Outra notícia bacana que me chega é da jornalista gaúcha Andréia Debon, também de Flores da Cunha. No blog dela estão as novidades que ela trouxe da festa que a Salton fez, em sua sede gaúcha para, os jornalistas. Foi um dia inteiro de atividades que ela conta em detalhes. Dêem uma olhada no link, pois vale a pena:

Para os paulistanos a segunda-feira (dia 23 de agosto) será a nossa vez de celebrarmos o centenário da Salton. A festa para 600 convidados será no Club A do hotel Sheraton de São Paulo, às 21h. Estarei lá e trarei novidades assim que possível. Por enquanto, segue uma imagem das garrafas dos dois produtos feitos especialmente para a data: o espumante Brut e o tinto assemblage.




E por fim, mas não menos importante, recebo da Conceito-Assessoria de Comunicação de Garibaldi, duas notícias importantes, a primeira é da entrega do pedido formal no INPI para o registro do Vale dos Vinhos como D.O.(Denominação de Origem) e a outra é de que a vinícola Wine Park, dos deliciosos espumantes Gran Legado, vai lançar no próximo mês o primeiro vinho fino brasileiro em embalagem tetra-pak. É uma ruptura enorme com vários conceitos que temos. E eu até já falei disso aqui, que precisaremos (por razões de sustentabilidade entre outras) aceitar esses novos invólucros dos vinhos.
O que sei, por enquanto, é que são vinhos leves (tanto o tinto quanto o branco são assemblages) e são preparados para serem bebidos jovens. Sabe aquela sopa de feijão descompromissada numa noite de inverno? Fica perfeita com uma taça de vinho também descompromissado, mas feito por quem sabe o que está fazendo.
A assessora me prometeu que vai enviar uma foto da caixa para eu publicar. E quando eu provar o vinho, contarei também.
Abaixo segue uma foto do presidente da Associação do Vale dos Vinhedos - Ademir Dadalt - entregando o pedido de registro a Jorge de Paula C. Ávila, ao lado do pesquisador da Embrapa Dr. Jorge Tonietto e de Adriano Miolo.


            

Um comentário:

  1. Oi Silvia!
    Obrigada pela divulgação do blog! Pretendo mostrar, ao longo do ciclo, fotos de todas as fases fenológicas da videira. É muito lindo acompanhar esse desenvolvimento.
    bjks

    ResponderExcluir