Assim, vou colocar hoje algumas notícias do que tem acontecido no mundo do vinho brasileiro nesses dias.
Como dizia meu professor de História da Comunicação do 1o ano da faculdade: "A informação se auto-alimenta". Imagino que se ele ainda é vivo, deve estar exultante ao perceber como a internet movimenta tudo isso. É através dela (e dos blogs de colegas jornalistas, enólogas etc) que ficamos sabendo rapidamente do que está acontecendo.
Então hoje temos duas visitas obrigatórias, uma ao blog da Caren Muraro - da vinícola Muraro de Flores da Cunha - que nos conta que a poda seca já está começando. Olha o link dela aqui:
http://myownvineyards.blogspot.com
A foto acima, infelizmente, não é atual, mas foi feita em 2008 nesta mesma época em Encruzilhada do Sul, na propriedade da Vinícola Angheben. Mostra as videiras recém-podadas e aguardando o início da brotação, que acontece assim que os dias do final do inverno ficarem mais longos e a terra se aquecer ligeiramente. A seiva - armazenada para a sobrevivência da planta durante o inverno e para auxiliar seu enraizamento - volta a circular e em poucos dias os brotos verdes começam a aparecer.
Ê ê ê natureza linda e perfeita. A Caren que é viticultora, farmacêutica e quase enóloga, provavelmente poderá dar detalhes através do blog dela, para quem quiser ir mais fundo no assunto.
Outra notícia bacana que me chega é da jornalista gaúcha Andréia Debon, também de Flores da Cunha. No blog dela estão as novidades que ela trouxe da festa que a Salton fez, em sua sede gaúcha para, os jornalistas. Foi um dia inteiro de atividades que ela conta em detalhes. Dêem uma olhada no link, pois vale a pena:
Para os paulistanos a segunda-feira (dia 23 de agosto) será a nossa vez de celebrarmos o centenário da Salton. A festa para 600 convidados será no Club A do hotel Sheraton de São Paulo, às 21h. Estarei lá e trarei novidades assim que possível. Por enquanto, segue uma imagem das garrafas dos dois produtos feitos especialmente para a data: o espumante Brut e o tinto assemblage.
E por fim, mas não menos importante, recebo da Conceito-Assessoria de Comunicação de Garibaldi, duas notícias importantes, a primeira é da entrega do pedido formal no INPI para o registro do Vale dos Vinhos como D.O.(Denominação de Origem) e a outra é de que a vinícola Wine Park, dos deliciosos espumantes Gran Legado, vai lançar no próximo mês o primeiro vinho fino brasileiro em embalagem tetra-pak. É uma ruptura enorme com vários conceitos que temos. E eu até já falei disso aqui, que precisaremos (por razões de sustentabilidade entre outras) aceitar esses novos invólucros dos vinhos.
O que sei, por enquanto, é que são vinhos leves (tanto o tinto quanto o branco são assemblages) e são preparados para serem bebidos jovens. Sabe aquela sopa de feijão descompromissada numa noite de inverno? Fica perfeita com uma taça de vinho também descompromissado, mas feito por quem sabe o que está fazendo.
A assessora me prometeu que vai enviar uma foto da caixa para eu publicar. E quando eu provar o vinho, contarei também.
Abaixo segue uma foto do presidente da Associação do Vale dos Vinhedos - Ademir Dadalt - entregando o pedido de registro a Jorge de Paula C. Ávila, ao lado do pesquisador da Embrapa Dr. Jorge Tonietto e de Adriano Miolo.
Oi Silvia!
ResponderExcluirObrigada pela divulgação do blog! Pretendo mostrar, ao longo do ciclo, fotos de todas as fases fenológicas da videira. É muito lindo acompanhar esse desenvolvimento.
bjks