Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Venenciador - você sabe o que é?

Recebi hoje uma mensagem da assessoria de imprensa da Deni Bloch sobre uma novidade bacana do restaurante Eñe de São Paulo. Como o release é cheio de explicações importantes, para não correr o risco de reescrever mal, vou tomar a liberdade de reproduzir o que recebi.
Vejam que interessante:


O restaurante eñe, dos irmãos Javier e Sergio Torres, realiza de 9 a 14 de agosto o Festival de Jamón, com entradas e pratos que levam o tradicional embutido espanhol na receita. A iguaria degustada na ocasião será o Jamón Iberico Gran Reserva, da Josep Llorens e Fills, que foi introduzido no Brasil recentemente e é feito de porco pata negra 100% alimentado com bolotas (nota da blogueira: bolotas são as sementes de uma árvore típica da Espanha e de Portugal). E, para celebrar a curta temporada do menu especial, a casa contará com a presença do venenciador Genaro Benítez, que se apresenta por lá nas noites de 11, 12 e 13 de agosto. 
A venencia é uma ferramenta de bodega que se utiliza para extrair o Jerez fino de dentro da barrica sem danificar o véu de “flor” que protege o vinho da oxidação. O venenciador, portanto, é o responsável por introduzir a venencia pela boca do bojo e, com um golpe seco e preciso, romper a flor e extrair o vinho limpo, lançando-o ao ar para que se oxigene e recolhendo-o com a taça, para oferecê-lo ainda agitado e liberando todos os seus aromas e notas para o degustador.
Benítez já viajou a mais de 100 países fazendo demonstrações de sua arte – e agora marca presença em solo brasileiro, durante a visita exclusiva ao eñe. Quem garantir seu lugar em uma das três noites terá direito não só ao raro show do venenciador como também às sugestões criadas pelos gêmeos Torres para o menu especial, como o Ovo poché com mix de cogumelos e jamón. Veja abaixo o menu completo:


Festival de Jamón do eñe

Tabla de embutidos con pan con tomate
Tábua de embutidos espanhóis e coca de pan con tomate

Ensalada de Jamón Ibérico Gran Reserva con trufas de verano
Salada de Jamón com trufas de verão

Ovo poché con mix de setas e Jamón Ibérico Gran Reserva
Ovo pochê com mix de cogumelos e jamón

Langosta con Jamón Ibérico Gran Reserva
Lagosta com Jamón

Cochinillo iberico crujiente
Leitão crocante

Selva negra con frutos rojos
Floresta negra com frutas vermelhas

R$195, por pessoa, incluindo degustação de Jerez Fino Tio Pepe


 Serviço:

Eñe São Paulo
Rua Doutor Mario Ferraz, 213, Jardim Europa – São Paulo
Tel.: (11) 3816 – 4333

Festival de Jamón no eñe

São Paulo – de 9 a 14 de agosto
Menu degustação harmonizado com Jerez Fino Tio Pepe: R$ 195, por pessoa
Noites com Genaro Benítez: 11,12 e 13 de agosto

Mais uma observação da blogueira: o Jerez é um dos poucos (senão o único) vinho capaz de harmonizar bem com o sal. É uma bebida que tem DO (Denominação de Origem) e é produzida na cidade de Jerez de la Frontera, na região de Andaluzia (Espanha), ao lado do oceano Atlântico. As cidades vizinhas de Santa Maria e Sanlúcar de Barrameda também pertencem à DO. Por lá se chama Xerez, Xérex, Jerez ou Manzanilla. Em inglês é conhecido como Sherry. Leva algumas uvas em sua composição, tem variados teores de açúcar residual, colorações lindas e um método de produção muito particular.
É uma bebida única e deliciosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário