Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inscrições online para a Avaliação Nacional de Vinhos 2010

 Se você gosta de vinhos, não pode deixar de participar do encontro mais importante do calendário do vinho brasileiro, a Avaliação Nacional de Vinhos, na cidade de Bento Gonçalves, no dia 25 de setembro.
As inscrições estão abertas e as informações detalhadas podem ser obtidas através do site www.enologia.org.br , que pertence à ABE (Associação Brasileira de Enologia), organizadora e promotora do evento há 18 anos. Mas corra, pois as 700 (sim setecentas) vagas são preenchidas com uma rapidez impressionante.
Eu estarei lá pela quarta vez na sequência e posso afirmar que é imperdível para quem é desse meio ou é um  apreciador.


No dia do evento são provados os 16 vinhos mais representativos da safra 2010 nas categorias base para espumante, branco seco não aromático, branco seco aromático, rosé, tinto jovem e tinto de guarda.
Essas 16 amostras vem sendo selecionadas por uma equipe de 87 enólogos, divididos em 3 grupos de 29, já há duas semanas, no laboratório de análise sensorial da Embrapa Uva e Vinho.


Eles degustam às cegas as 260 amostras de vinhos inscritos por 55 vinícolas brasileiras de sete estados.
Desse total, 30% serão selecionados e 16 deles  (os mais representativos) serão provados no dia 25 de setembro pelos participantes e por 16 comentaristas convidados pela ABE.
Independentemente de alguns dos vinhos provados ainda não estarem prontos para o mercado, afinal a degustação é feita com os vinhos da safra do ano em curso, o evento em sí é surpreendente.
Mais de 700 pessoas degustando cada amostra ao mesmo tempo, em completo silêncio.
Mas como isso é o Rio Grande do Sul, e os engravatados gostam de festa e de brindar as coisas boas da vida, também ocorre uma premiação para uma pessoa que se destacou no mundo do vinho, um coquetel com espumantes e um delicioso almoço com música ao vivo.
Quem vai? Todo mundo, produtores, enólogos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, clubes de degustadores, curiosos. É uma festa.
Se você tiver oportunidade, não deixe de ir.
A foto abaixo, de Gilmar Gomes, mostra a Avaliação do ano passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário