Não sei exatamente quantas vezes falamos sobre como auxilar as pessoas a beberem melhor, com mais critério, consciência e ampliando suas experiências sensoriais. Fato é que, de tudo isso, o publisher da revista ADEGA, Christian Burgos (foto abaixo ao meu lado em 2009), e o Editor Executivo Arnaldo Grizzo, decidiram colocar um novo título no mercado que me deixa muito satisfeita.
É o Almanaque do Vinho. Em formato pequeno, para ser fácil de guardar e de carregar, ele tem o objetivo de fornecer informações descomplicadas para os apreciadores de vinhos que foram mordidos pelo mosquitinho do 'quero saber mais', mas que muitas vezes sentem-se intimidados pelo tamanho e 'peso' das informações das revistas especializadas.
Custa barato (a primeira edição sai por R$ 3,90) e deve ser assim. Até porque uma das outras propostas da publicação é não falar de vinhos que custem mais de R$ 40,00. Isso mesmo, quarenta reais.
Tem muita gente que fala mais do que bebe, que sai por aí dizendo que não existem bons vinhos nessa faixa de preço. Aí é que se enganam. Existem inúmeros bons vinhos nacionais e importados (inclusive de importadoras de peso como Decanter, Mistral, Casa Flora etc) nessa faixa.
O que parece não existir muito são pessoas dispostas a se despir de preconceitos e provar esses vinhos para contar para os consumidores.
O Almanaque está aí para isso. Não que eu faça degustações sem roupa - não sejamos tão literais - mas é importante saber que os vinhos são degustados e pontuados seguindo exatamente os mesmo critérios de ADEGA, às cegas e sem juízo de valor.
Para completar, cada edição traz princípios básicos de degustação, harmonização, um pouco de história do vinho, das regiões produtoras e das uvas, com leitura fácil e despretensiosa.
Espero que seja uma publicação que responda muitas questões dos consumidores e que auxilie-os a beber com maior critério e qualidade, sem que isso implique diretamente em gastar mais dinheiro.
Boa semana para todos, bons brindes e muito conhecimento que, afinal, é a melhor arma que existe em todas as batalhas!
Poderia vir a primeira edição de brinde pros assinantes da Adega hein? ;)
ResponderExcluirBoa iniciativa para auxiliar os novatos do mundo do vinho, exatamente onde me encontro, a garimpar as melhores oportunidades.
Sucesso!