Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Almanaque do Vinho

Para quem não sabe ainda, sou Editora de Vinhos da revista ADEGA, para a qual colaboro há mais de três anos em uma parceria que me é muito preciosa, seja pela liberdade no exercício da profissão de repórter, seja na possibilidade de debater junto de minha chefia os mais diferentes assuntos do mundo do vinho, sem que isso ponha meu cargo em risco, como acontece com muita gente.
Não sei exatamente quantas vezes falamos sobre como auxilar as pessoas a beberem melhor, com mais critério, consciência e ampliando suas experiências sensoriais. Fato é que, de tudo isso, o publisher da revista ADEGA, Christian Burgos (foto abaixo ao meu lado em 2009), e o Editor Executivo Arnaldo Grizzo, decidiram colocar um novo título no mercado que me deixa muito satisfeita.

É o Almanaque do Vinho. Em formato pequeno, para ser fácil de guardar e de carregar, ele tem o objetivo de fornecer informações descomplicadas para os apreciadores de vinhos que foram mordidos pelo mosquitinho do 'quero saber mais', mas que muitas vezes sentem-se intimidados pelo tamanho e 'peso' das informações das revistas especializadas.
Custa barato (a primeira edição sai por R$ 3,90) e deve ser assim. Até porque uma das outras propostas da publicação é não falar de vinhos que custem mais de R$ 40,00. Isso mesmo, quarenta reais.
Tem muita gente que fala mais do que bebe, que sai por aí dizendo que não existem bons vinhos nessa faixa de preço. Aí é que se enganam. Existem inúmeros bons vinhos nacionais e importados (inclusive de importadoras de peso como Decanter, Mistral, Casa Flora etc) nessa faixa.
O que parece não existir muito são pessoas dispostas a se despir de preconceitos e provar esses vinhos para contar para os consumidores.
O Almanaque está aí para isso. Não que eu faça degustações sem roupa - não sejamos tão literais - mas é importante saber que os vinhos são degustados e pontuados seguindo exatamente os mesmo critérios de ADEGA, às cegas e sem juízo de valor.


Para completar, cada edição traz princípios básicos de degustação, harmonização, um pouco de história do vinho, das regiões produtoras e das uvas, com leitura fácil e despretensiosa.
Espero que seja uma publicação que responda muitas questões dos consumidores e que auxilie-os a beber com maior critério e qualidade, sem que isso implique diretamente em gastar mais dinheiro.
Boa semana para todos, bons brindes e muito conhecimento que, afinal, é a melhor arma que existe em todas as batalhas!



Um comentário:

  1. Poderia vir a primeira edição de brinde pros assinantes da Adega hein? ;)

    Boa iniciativa para auxiliar os novatos do mundo do vinho, exatamente onde me encontro, a garimpar as melhores oportunidades.

    Sucesso!

    ResponderExcluir