Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os Amigos em Vinho!

Gente que faz vinho é assim, adora compartilhar!
Na semana passada enviei um cartão de Boas Festas ao enólogo português da Miolo, Miguel Ângelo, e em resposta fiquei sabendo que ele estava em sua terra natal, acompanhado da namorada brasileira, a também enóloga Bruna Cristófoli.
Como jornalista aprendi que não existe pergunta inconveniente e sim resposta! Então, pedi se ele poderia me mandar uma foto dos dois lá, bebendo vinhos portugueses e hoje recebi a imagem abaixo com a mensagem:
"Esta foto foi tirada no jantar do dia de Natal, 2010, em pleno coração duriense, no restaurante Castas e Pratos, na cidade do Peso da Régua. Os vinhos degustados nessa noite foram obviamente todos portugueses e durienses, um Três Bagos Sauvignon Blanc 2009 da Lavradores de Feitoria, o tinto da foto Tom de Baton 2008 da Terroir d'Origem e um LBV de 2005 da Quinta do Portal.
 Faustoso jantar este. Grande abraço, Miguel Ângelo"


Miguel, para quem não sabe, tem sob sua responsabilidade a parte da Miolo que era conhecida como 'Fortaleza do Seival' e atualmente é chamada de "Seival Estate", lá em Candiota, perto de Bagé, onde o tempo está até mais seco do que os vitivinicultores gostam. É um jovem talentoso e simpático, que ao que tudo indica não se arrependeu de deixar sua Portugal natal para fazer carreira no Brasil.
Já Bruna, que eu infelizmente ainda não conheço pessoalmente, é a enóloga da vinícola de sua família, Cristófoli, sobre a qual já falei aqui. Ela faz um delicioso Sangiovese (que quem me conhece sabe que é minha uva tinta preferida) e sua família tem um desses pequenos e atrativos restaurantes na antiga casa em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves. Que belo casal, não? Que tenham muitas boas safras juntos!

E como esta é a última postagem do ano, vou falar do último vinho que degustei, que não deixa de ser uma coincidência, uma vez que é da Miolo.
Abri uma garrafa que estava guardada com bastante carinho, do Miolo Lote 43 da safra 2004 e tive uma excelente surpresa.
O vinho foi decantado por trinta minutos e foi servido à temperatura de 20 graus, em uma noite quente desta semana.
Estava delicioso! Muito escuro e profundo, não apresentava nenhum grau de evolução de cor para o granada, preservando seu rubi original.
Aromas bastante poderosos, com a madeira mais aparente a princípio que depois evoluiu para uma combinação de frutas negras, cacau e um fundo de especiairias.
Na boca tinha enorme frescor, mesmo aproximando-se dos 7 anos de vida, com taninos ainda muito vivos e ligeira adstringência. Corpo médio e longa persistência completam um vinho que evoluiu muito bem na garrafa.
Eu havia provado esse vinho no final de 2008 e ele não estava tão agradável como desta vez.
Bela forma de encerrar as degustações do ano.
Hoje beberei ao lado de minha família para celebrar o ano que finda e o que se anuncia.

Desejo à todos que 2011 seja, obviamente, cheio de bons goles de sabedoria, de saúde, de virtudes, de sucesso profissional, de humildade, de compaixão e de muita PAZ!
Além, é claro de MUITOS bons goles de vinhos - principalmente brasileiros!
FELIZ ANO NOVO!

Um comentário:

  1. Obrigada pelo carinho Silvia! Feliz e abençoado Ano Novo para você e sua família!
    Passamos 15 dias muito legais em Portugal e foi a minha primeira visita ao Douro! Amei! Tinha acabado de chegar de uma 'vindima experience' de dois meses e meio na Alemanha, na região do Nahe e Rheinhessen. Lá também conheci lindos vinhedos!
    Estou certa que em breve nos conheceremos pessoalmente.
    Abraço
    bruna

    ResponderExcluir