Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Avaliação Nacional de Vinhos - 19a Edição

Amanhã, sexta-feira, irei para Bento Gonçalves para uma série de eventos que incluem um de meus preferidos, a Avaliação Nacional de Vinhos.
O release da assessoria de imprensa da ABE (Associação Brasileira de Enologia) resume bem o que será o evento:

A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 é neste sábado, em Bento Gonçalves. Considerada a maior de todas as edições por reunir 820 apreciadores e avaliar 383 amostras de 72 vinícolas brasileiras, a Avaliação cumpre seu papel de promover o vinho brasileiro, apresentando a qualidade da safra, através da divulgação da relação dos 30% mais representativos e os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo. Comentaristas de sete países integram o painel de convidados.






As fotos acima foram tiradas por mim na edição do ano passado, que avaliou uma safra difícil para os vitivinicultores.
Neste ano de 2011 a realidade é outra (como acontece sempre no mundo do vinho), a safra teve qualidade muito boa e o que eu soube através de alguns amigos enólogos é que essa avaliação trará muitas surpresas na taça e fora dela.
É o quinto ano em sequência que estarei presente nesse evento, que sempre me impressiona por sua organização e clima festivo. Todo mundo que realmente interessa do mundo do vinho brasileiro estará lá, por isso é um privilégio ser convidada da ABE para esse evento.
A programação, que começa na sexta-feira à noite com um jantar de confraternização no restaurante Di Paolo, é intensa e inclui (além da Avaliação que começa às 9 da manhã do sábado e vai até 3 da tarde) um jantar na vinícola Dal Pizzol, almoço e visita na Vinhos Larentis no domingo e uma visita à vinícola Dom Cândido. Tudo isso em menos de 24 horas.
Claro que voltarei trazendo novidades (muitas, espero).
Assim, desejo à todos um excelente final de semana, com muitos bons brindes e muitas alegrias!
A foto abaixo, da equipe que faz o serviço de cada um dos 16 vinhos simultaneamente para os 800 participantes, foi feita por Gilmar Gomes, também no ano passado. São alunos dos cursos técnico e tecnológico de enologia de Bento Gonçalves, uma escola técnica federal.


Um comentário:

  1. Esse ano não pude participar..... mas no próximo ano irei confraternizar com vocês.... grande abraço aqui da Espanha e feliz aniversário... um pouco atrazado mas vale a intenção. Felipe Abarzúa

    ResponderExcluir