Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Jantar

 Conforme escrevi na postagem anterior, estive no Grande Hotel SENAC em Águas de São Pedro para o jantar de formatura dos alunos do CCI (Cozinheiro Chef Internacional) como sommeliére convidada.
Fiz algumas imagens que vocês verão aqui, mas sinto que elas não tenham nem a qualidade e nem a diversidade necessária pois, afinal, eu fiz parte do evento e não poderia parar o serviço para tirar fotos.
Mas espero que assim mesmo seja possível entender como foi essa noite tão especial. A turma de 12 alunos foi dividida e metade deles se encarregaram da cozinha e a outra metade do salão.
Além de mim, como sommeliére, os alunos convidaram um casal de atores que, durante os intervalos entre os pratos, representaram cenas da peça Romeu e Julieta, o tema da noite.

 Nas duas fotos acima estão os alunos (entre eles uma das monitoras do curso que deu suporte durante todo o tempo) na fase de preparo, na tarde de quarta-feira. Não sei se a foto permite, mas observem os sorrisos. Isso com certeza de reflete no final da preparação, no sabor dos alimentos.
Na foto abaixo, o salão do restaurante Engenho das Águas, sendo finalizado pelos outros chefs que fizeram as vezes de garçons.
 Mesa posta e quase pronta!
 Gnocchi de espinhafre e ricota com manteiga de sálvia, que foi harmonizado com Chardonnay, uma das cinco preparações servidas no jantar.
O elegante salão com os convidados já acomodados...
 ...uma das mesas dos professores onde, à esquerda está o chef Jorge da Hora, Chef Executivo do Grande Hotel de Águas de São Pedro, que foi professor de cozinha brasileira dessa turma.
 Ao final da refeição, a chef Cristiana leu uma mensagem/homenagem aos colegas e professores e apresentou a equipe que preparou o jantar da noite. Momento emocionante, que levou muita gente às lágrimas. (Atrás de Cristiana estão Rodrigo, Luiz, Gustavo, Ana e Clodomira).
 Numa das mesas de professores, Mariana Maraona (de blusa listrada) que é a coordenadora do curso, além de uma excelente Chef, especializada em cozinha italiana.
As famílias do alunos vieram de muitos lugares para prestigiar seus filhos. A família da Chef/jornalista Cristiana, veio de Maceió...
 ...a família do Chef/dono de loja/profissional de logística Gustavo, veio de Jaú...
 ...a família do Chef/advogado/artista plástico Rodrigo, veio de Curitiba.
Por fim, o meu 'canto', já em final de expediente, com algumas das garrafas que sobraram, e razoavelmente organizado para um serviço de coquetel, três vinhos e água, que durou mais de três horas.
Sim, eu cansei um pouco, talvez por estar fora de forma (em vários sentidos) e por desejar que tudo fosse perfeito para abrilhantar a noite desses profissionais, que vão encarar um mercado difícil, ao mesmo tempo carente e resistente.
Mas fiquei satisfeita e dormi 'o sono dos justos', com meu quarto no alojamento enfeitado pelo lindo ramalhete de flores que recebi dos Chefs ao final do serviço.
É bom quando a satisfação pelo trabalho se sobrepõe ao cansaço e às dificuldades!
Bons brindes aos novos Chefs! Bons brindes às suas famílias e que reconheçam no seu trabalho muito mais do que 'fazer comida' e bons brindes ao mercado, que receba de cozinha aberta esses novos profissionais!

2 comentários:

  1. Otimo Jantar, Parabens para os Alunos

    Campinas

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela força, Rainha Silvia!!!!

    Do seu súdito,

    Rodrigo Santiago

    ResponderExcluir