Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 7 de março de 2010

Ideias para variar o queijo e vinho



Essa eu trouxe da última viagem ao Vale dos Vinhedos. A Casa de Madeira,  mais um dos negócios da família Valduga, produz geléias especiais há bastante tempo, mas nos últimos anos transformou a sua linha para abraçar produtos gourmet.

Claro que ainda existem as tradicionais geléias de amora, frutas vermelhas, caqui (todas com frutas de produção deles mesmo), mas as novidades são a geléia de Malbec, de Cabernet Sauvignon, de maçã com phisallys e de morango com pimenta. São geléias para acompanhar alimentos e não só para passar em torradas. A de morango com pimenta fica deliciosa com queijo árabe do tipo chancliche e a de maça com phisallys é perfeita com carne de porco.
A verdade é que a mudança da estação está chegando e sempre vale a pena tentar modificar um pouco aquele 'queijo e vinho' que fazemos em casa para os amigos ou para um jantar a dois.


Além das geléias especiais - que ficam uma delícia com roast beef bem fininho e pão ciabatta - coloque maças verdes (principalmente se for provar mais de um vinho) a acidez delas limpa a boca e prepara para outro tipo de alimento, compre também uvas sem sementes - atualmente já existem brancas e rosadas, são doces e crocantes e ficam lindas na mesa como enfeite de centro.
Faça uma salada simples, daquelas que não necessitam de faca para serem comidas, como a salada grega (tomate em pedaços, pepino japonês em fatias ou cubos, cebola roxa, queijo feta (ou fresco de boa qualidade), pimentão vemelho em cubos e um vinagrete de ervas frescas com bastante azeite de oliva saboroso), espetinhos caprese (tomate cereja, mussarela de búfala, folhas de manjericão e azeite extra virgem) ou uma salada maravilhosa com figos frescos e maduros em metades, folhas de agrião e rúcula, tiras finas de presunto parma e um tempero de pimenta fresca moída, aceto balsâmico e azeite bem batidinhos - essa salada espalhada em um prato grande, fica linda servida com o molho a parte e pão bem crocante.
Compre pães diferentes do comum, alguns mais doces, outros salgados ou cobertos com gergelim, torradas tenperadas em casa (use aquele pão francês amanhecido e faça uma manteiga temperada com alho, azeite e ervas, seja generosa na camada sobre o pão e leve ao forno, o aroma é irresistível) e não esqueça de variar os queijos. Parmesão e provolone são bons, mas são ambos gordurosos e salgados, escolha só um deles. Cuidado com os patês comprados prontos, quase todos tem a base de ricota, que faz com que tudo fique com a mesma textura e muito 'leitoso'. 
Você também pode servir legumes grelhados, como fatias finas de berinjelas, abobrinhas, pimentão vermelho e cebolas. Isso costuma agradar demais aos vegetarianos e àqueles de olho na boa forma. Também fica bonito (se estiver calor) fazer um pote de cruditês - são vegetais crus, cortados em pedaços pequenos mas manuseáveis, colocados em um copo baixo. No fundo do copo você pode colocar sal grosso e azeite. Ideias para isso são cenouras, pepino e o bulbo da erva-doce. Vai fazer sucesso e não compromete a figura de ninguêm. 
Tudo pronto? Escolha uma toalha lisa (pois o que tem sobre ela já é um belo enfeite), guardanapos de pano ou então guardanapos de papel grandes e fortes, pratos de sobremesa, jarras de água (para não estragar o visual com aquelas horrendas garrafas plásticas), um balde de gelo com prato embaixo para o vinho branco ou espumante e, por fim, um delicioso vinhos de sobremesa, refrescado, acompanhado de bolachinhas sequinhas e crocantes ou então frutas secas. Bom divertimento e bons goles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário